Pesquise no blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Comunicação entre humanos e cães - quanto eles nos entendem?

   Quem tem cachorro em casa sabe que eles são ótimos ouvintes. Mas, eles entendem quando falamos com eles? Um estudo húngaro conseguiu provar que quando os humanos falam de forma direta com os cães, eles são capazes de prestar atenção.
   A pesquisa acompanhou 16 cães adultos que foram dispostos numa sala de modo a assistir a um vídeo no qual um ator falava sobre dois vasos de flores que estavam ao seu lado. Enquanto os cachorros assistiam ao vídeo, uma câmera gravava os movimentos dos seus olhos para saber se eles eram capazes de seguir o homem quando ele se virava para um dos vasos.
   De repente o ator cumprimentou a plateia canina com um “Oi, cão” bem animado, dito de forma direta e com voz mais aguda. Depois, os cumprimentos foram feitos de forma menos direta, em voz baixa e com pouco contato visual.
   Ao final das observações, os pesquisadores sugeriram que os cachorros têm um tipo de entendimento social similar a bebês de um a dois anos de idade, ou seja, como os bebês, os cães só conseguem prestar atenção quando o contato é feito de modo direto, tipo olhos nos olhos. A pesquisa sugeriu, ainda, que nossos melhores amigos são providos de sensibilidade precoce, capazes de sentir quando o ser humano quer compartilhar uma informação.
   Quanto ao entendimento de palavras, outro estudo diz que os cães assimilam palavras, ou seja, eles podem entender que a palavra  "passeio" significa uma volta na vizinhança, ou no parque; que "veterinário" é o mesmo que injeção, ou termômetro; e que "carne" é um suculento pedaço macio recheado com um apetitoso osso. Mas eles não tem a capacidade de entender todas as palavras que falamos; apenas as mais usadas de forma direta com eles, em especial se usarmos um tom de voz diferente, especial. ((•)) Ouça este artigo

Tecnologia dispensa mouse e telas sensíveis ao toque, usando olhos

   A empresa sueca Tobii Technology está exibindo na CES 2012 uma tecnologia que muda o jeito de usar o computador. Ela permite que o usuário controle o computador apenas olhando para a tela, dispensando mouse ou telas sensíveis ao toque.
   O vídeo abaixo (em inglês) mostra como funciona a tecnologia:


   A tecnologia usa duas câmeras de raios infravermelhos para captar o movimentos dos olhos do usuário. Para “clicar” em um aplicativo na tela, o usuário deve focar a vista no ícone do aplicativo e pressionar o botão do Windows no teclado. A versão atual do sistema é integrada ao Windows 8, nova versão do Windows, que deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano.
   Por enquanto, o uso da tecnologia ainda é limitado, já que ela ainda está em desenvolvimento e há poucos programas compatíveis. Ainda não há previsão de quando a tecnologia poderá chegar ao mercado. Ao blog do LA Times, a Tobii diz que pretende usar essa tecnologia em atividades médicas. Ela permitiria, por exemplo, que um médico navegasse entre imagens vários exames e mantivesse as mãos livres para fazer anotações.

   Fonte: IG

   E você? O que achou dessa tecnologia? ((•)) Ouça este artigo

Fiat negociará aliança com Peugeot, diz jornal

   A montadora italiana Fiat negociará uma aliança com a francesa PSA Peugeot Citroën para atingir a meta de vender 6 milhões de veículos em 2014, noticiou nesta terça-feira o jornal italiano Corriere della Sera. A Peugeot está aberta para negociar uma aliança com o grupo Fiat-Chrysler, disse o jornal, citando fontes do mercado. Ainda segundo o diário, a fusão não deve acontecer neste ano, mas entre 2013 e 2015.
   As montadoras não comentaram o assunto, mas na segunda-feira passada, o presidente-executivo da Fiat e Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou que o grupo está aberto a um terceiro sócio. Marchionne também falou que, apesar de o centro das atividades da empresa estar na Itália, há a intenção de aumentar a produção para a América como forma de consolidar a parceria com a Chrysler.


    E você? O que acha dessa fusão? ((•)) Ouça este artigo

PS Vita vendeu mais de 500 mil unidades no Japão

   Durante a Consumer Electronic Show 2012, Kaz Hirai, vice-presidente da empresa, revelou que já foram adquiridas mais de 500 mil unidades do portátil no Japão. O estoque inicial para o arquipélago foi de 700 mil unidades.
   O portátil terá suporte ao serviço Netflix, que permite assistir vídeos e seriados no videogame. O serviço foi confirmado apenas para os Estados Unidos e Europa.
   E no Brasil? Clique aqui para saber mais.
  ((•)) Ouça este artigo

Se um cachorro fosse professor... Aprenderíamos pelo menos 7 coisas com ele


   1 - Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.

    2 - Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.

     3 - Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.

      4 - Deixe os outros te tocarem.

      5 - Aproveite o prazer de uma longa caminhada.

      6 - Seja leal; não importa quantas vezes o outro te magoe, volte e faça as pazes.

      7 - Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto, e mostre que você está ali para confortar...

Baseado em texto de de Ramiro Rios.

   É como a Bíblia diz no Salmo 104, verso 24: "Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizeste em sabedoria. A terra está cheia das tuas produções" .

   O que mais podemos aprender dos cães?

((•)) Ouça este artigo

Ferroada de Abelha

   A ferroada de abelha, vespa ou marimbondo pode ser fatal se não for cuidada logo. O Conselho de Segurança da Grande Nova Iorque diz que as pessoas que sofrerem severa reação a tal ferroada devem procurar ajuda imediata. As reações incluem dor contínua, calor através do corpo, juntas doloridas e o aparecimento de erupções da pele.

Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de novembro de 1970 p. 29
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...