Pesquise no blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Qual a diferença entre Hackers e Crackers?

   Na teoria, "hackers" são aqueles que modificam software e hardware de computadores. Para isso, eles podem tanto desenvolver novas funcionalidades ou simplesmente adaptar outras já existentes. "Ele não tem um conhecimento acadêmico, ele é autodidata e faz um trabalho baseado nesse conhecimento, testando sistemas de segurança para avaliar se as informações realmente estão seguras ou não", explica Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

    Já os crackers são os verdadeiros invasores de computadores. Aliás, foram eles que assumiram a autoria dessas recentes invasões a sites oficiais brasileiros. Não dá para generalizar, mas o termo "cracker" define programadores maliciosos ou cyberpiratas que utilizam seu conhecimento avançado em informática para uso próprio. Normalmente, suas ações têm sempre um fundo anarquista ou ideológico. "É também muito perigoso afirmar que um é do bem e outro do mal. Isso porque, uma vez que a gente tem conhecimento, não se sabe onde isso vai ser usado", diz.

    Hackers e crackers têm muita habilidade com computadores, porém, cada um usa esses seus conhecimentos de formas diferentes. Enquanto os hackers trabalham para melhorar softwares de forma legal e muitas vezes trabalham em grandes multinacionais, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal. Ou seja, são vistos como criminosos.

    Mas, para praticar esses ataques, esse pessoal precisa de muitos computadores trabalhando ao mesmo tempo. Computadores como o seu. Nossos computadores podem fazer parte de uma rede que promove ataques sem que a gente nem saiba disso. Essas redes são compostas por milhares, às vezes milhões de computadores ao redor do mundo. E, quando muitos computadores tentam acessar uma mesma página ao mesmo tempo, ela não aguenta e cai. Foi esse tipo de ataque que derrubou sites do governo brasileiro. Por isso, é sempre bom ter um antivírus atualizado, que deixa todos esses problemas bem longe do seu computador. "É preciso ter todos os softwares originais nas máquinas para que elas recebam as devidas atualizações. Também é preciso visitar sites confiáveis e tomar cuidado com links encurtados. E o último cuidado é usar um antivírus, de preferência com uma característica pró-ativa para que ele possa identificar esses ataques antes", conclui Camillo.

    Tomando esses cuidados você vai aumentar e muito a chance de não ter seu equipamento utilizado em ações criminosas. E, mais do que isso, terá sempre suas informações e dados pessoais protegidos no seu computador. ((•)) Ouça este artigo

O que precisa ter um bom currículo?

   Ninguém questiona que o currículo é uma das principais ferramentas para quem quer se candidatar a qualquer vaga de emprego. No entanto, o que pouca gente sabe é que hoje esse documento precisa ser mais do que uma simples folha de papel. Pois, de acordo com Elizabeth Garone, jornalista norte-americana especializada em carreira, a internet mudou a forma dos recrutadores analisarem os candidatos.

    Em artigo no Wall Street Journal, Elizabeth fala sobre as principais mudanças que ocorreram nos currículos tradicionais nos últimos dez anos e o que os profissionais precisam fazer para acompanhá-las:

    Esteja presente no mundo virtual – Hoje em dia, qualquer profissional precisa ter uma rede de contatos e uma presença online. Não se trata mais de uma opção e, sim, de um requerimento.

    “No mercado atual de busca de executivos, quem não está no LinkedIn não existe”, cita Wendy Enelow, autora de diversos livros voltados a ajudar profissionais que buscam emprego. Ela sugere que é importante citar o link para seu perfil na rede social (LinkedIn) no próprio currículo, pois isso facilita o trabalho dos recrutadores.

    Não resuma tudo a uma página – A regra de que um bom currículo deve conter apenas uma página deixou de ser uma verdade absoluta. Ela vale só quando trata-se de um profissional com pouca experiência. Mas alguém com 10 ou 20 anos de carreira dificilmente conseguirá colocar todas as suas informações em uma folha.

    Para o sócio da consultoria em gestão de carreira Essex Partners, Howard Seidel, não existe problema algum em escrever um currículo com duas ou três páginas, desde que tenha informações realmente relevantes em cada uma delas e a primeira folha contenha dados extremamente atraentes a um possível recrutador.

    Evite frases prontas– escrever no currículo palavras como “inovador”, “trabalho em equipe” e outros termos super usados nesse tipo de documento pode representar um erro, de acordo com Krista Canfield,  diretora de comunicação corporativa do LinkedIn.

    Krista fala isso com base em uma recente pesquisa realizada no LinkedIn, que analisou milhares de perfis na rede social e descobriu uma lista dos dez termos mais usados: inovador, dinâmico, motivado, ampla experiência, orientado a resultado, experiência comprovada, trabalho em equipe, ritmo acelerado, solucionador de problema e empreendedor.

    "Os problemas em usar termos genéricos em seu perfil e no currículo é que outras centenas, se não milhares, de pessoas estão se descrevendo exatamente da mesma forma”, cita a diretora do LinkedIn. Com isso, ela considera que os recrutadores não enxergam um diferencial no candidato. Para evitar isso, Krista sugere que as pessoas descrevam os projetos nos quais trabalharam, com os resultados concretos obtidos.

    Cuidado com a forma e a aparência –Por mais que hoje tudo possa ser comunicado de forma bastante informal por e-mail ou por comentários na internet, quando se fala em recrutamento, a estética da apresentação ainda é importante. Ou seja, o visual do currículo continua a chamar a atenção de um recrutador. Além disso, deve-se tomar o máximo de cuidado na escrita, já que um erro de gramática pode arruinar com as chances de uma recolocação profissional.

    Assim, se seu forte não for a língua portuguesa, peça para que alguém com domínio do idioma faça uma revisão de seu currículo, antes de encaminhá-lo a qualquer vaga de emprego.

Comentários
((•)) Ouça este artigo

Limpe sua vida online

   Se você é daqueles que está cansado das redes sociais ou criou tantos perfis que nem se lembra mais de todos eles, o Account Killer pode ser bem útil. Neste site você "assassina" qualquer conta que esteja esquecida na internet com apenas alguns cliques.

   O site funciona com praticamente todos os serviços de internet possíveis: do Google ao eHarmony - um site que você nem deve saber do que se trata. Escolha o perfil a ser eliminado e clique em "Delete Account". Para deletar o seu Facebook, por exemplo, selecione esse link de remoção e o site vai te redirecionar para a sua conta. Caso isso não aconteça, escreva seu login e senha e clique em "Enviar". Para garantir que quer mesmo apagar seu login, você vai precisar escrever sua senha mais uma vez e selecionar "Ok". Em alguns segundos, sua conta estará pré-deletada, pois o site te dá ainda 14 dias antes de remover todo o conteúdo do seu perfil permanentemente.

   No Twitter o esquema é parecido, porém, você não tem chances de voltar atrás. A partir do momento em que você desativar sua conta, o microblog será eliminado. Com as contas do Google o processo é semelhante, mas você pode escolher quais serviços quer deletar como Gmail ou Orkut, por exemplo. Siga as instruções e pronto, você estará livre.

   Fácil não é? ((•)) Ouça este artigo

Como ter contentamento?

" O contentamento transforma os pobres em ricos; o descontentamento transforma os ricos em pobres."

Benjamim Franklin

   Em harmonia com esse provérbio, muitos chegaram à conclusão que o contentamento - um sentimento íntimo de satisfação - não pode ser comprado. Mas é possível tê-lo. O contentamento é um segredo para quem nunca fez nada para alcançá-lo, mas é algo que se pode aprender a ter. Convido você a considerar cinco segredos para ter contentamento, encontrados na Palavra de Deus, a Bíblia (caso queira pode consultar a Bíblia no site www.watchtower.org).

Segredo 1 - Ame as pessoas, não o dinheiro e os bens materiais

   Imite a Jesus e aprenda a amar as pessoas mais do que as coisas. Jesus estava disposto a abrir mão de tudo o que tinha - até mesmo de sua vida - por amor às pessoas. Ele disse: Há mais felicidade em dar do que há em receber" (Bíblia em Atos capítulo 20, versículo 35). Se criarmos o hábito de dar de nosso tempo e recursos a outros, as pessoas farão o mesmo por nós. Jesus disse: Praticai o dar e dar-vos-ão (Bíblia em Lucas capítulo 6, versículo 38). Os que se empenham em obter dinheiro e bens causam a si mesmos dor e sofrimento. Por outro lado o verdadeiro contentamento vem de amar e ser amado.

Segredo 2 - Resista a tendência de se comparar com outros

   Tente ver a si mesmo como Deus o vê. Permita que o ponto de vista dele influencie seu senso de valor próprio. " O mero hoemem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová (Deus), ele vê o que o coração é" (Bíblia em 1ª Samuel capítulo 16, versículo 7). Jeová mede o valor que você tem, não por compará-lo com outras pessoas, mas por ler seu coração e examinar seus pensamentos, sentimentos e intenções. Ele entende suas limitações e o incentiva a respeitá-las também. Se você medir seu valor por se comparar com outros acabará ficando orgulhoso ou sempre descontente. Portanto, aceite modestamente o fato de que você nem sempre será o melhor em tudo o que fizer.

Segredo 3 - Mostre gratidão

   Tire tempo para meditar nas coisas boas que você tem. Pense no que outros fazem para audar você e expresse gratidão por isso. Algumas pessoas só reconhecem o valor da família, dos amigos, ou de outras bençãos depois que os perdem. Você pode evitar essa triste consequência por refletir nas coisas que você tem. O que acha de fazer uma lista mental ou escrita das coisas pelas quais se sente grato? Visto que no fim das contas "toda boa dádiva vem de Deus" (Bíblia em Tiago capítulo 1, versículo 17), é apropriado expressar nossa gratidão a ele em oração. Fazer isso regularmente pode nos ajudar a sempre mostrar gratidão e a cultivar contentamento.

Segredo 4 - Escolha bem seus amigos

   Analise suas conversas com seus amigos. Será que eles vivem se gabando do que têm ou estão sempre reclamando do que não tem? E que tipo de amigo você é para eles? Você faz ou diz coisas que os levem a inveá-lo, ou os incentiva a estar contentes com o que tem? Você precisa de amigos que procuram se contentar com o que têm e que só querem o melhor pra você. É claro que para atrair amigos desse tipo, você também precisa demonstrar essa mesmas qualidades - Bíblia em Filipenses capítulo 2, versículos 3 e 4.

Segredo 5 - Satisfaça sua necessidade espiritual

   Analise as evidências de que Deus existe. Não permita que ninguém o desanime de procurar respostas a perguntas importantes, como: Porque estamos aqui? Existe vida após a morte? Porque há tanto sofrimento? O que Deus requer de nós? Encontrar respostas satisfatórias a essas perguntas é essencial para você ter verdadeiro contentamento. No entanto, não acredite cegamente no que outros dizem. A Bíblia em Romanos capítulo 12, verspiculos 1 e 2, o incentiva a usar sua "faculdade de racíocinio" para provar a si mesmo o que é aceitável a Deus. Seus esforços valerão a pena. Se você tirar tempo para estudar a Bíblia e aplicar seus conselhos práticos, evitará problemas, diminuirá sua ansiedade e terá mais prazer na vida. Isso não é uma ilusão. Ao perceber que os conselhos sábios da Bíblia estão lhe beneficiando, sua devoção à Deus aumentará. Que acha de estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová? Se fizer isso é bem provável que concorde com o apóstolo Paulo, que escreveu em 1ª Timóteo capítulo 6, versículo 6: "É meio de grande ganho, esta devoção piedosa junto com contentamento."

   Fonte: Revista A Sentinela de 1º de novembro de 2010

   Para ter um estudo bíblico com as Testemunhas de Jeová, entre no site www.watchtower.org ou contacte-as quando passarem pregando em sua casa.
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...