Pesquise no blog

domingo, 3 de junho de 2012

O Girassol


O girassol gira e gira
Gira que gira,
Mas de noite
Não de dia

O sol, com tanta luz,
Já não o seduz

Vive quieto
O dia inteiro
Muito triste
E cabreiro

O girassol
Da minha rua
Agora virou
Giralua 
((•)) Ouça este artigo

Como escolher bem um par de sapatos

   A compra de um novo par de sapatos pode afetar profundamente sua saúde e felicidade em geral. Calçados que não assentem bem podem causar grande dose de dor e desconforto, levando até a dores de cabeça, dores nas costas e cãibras nas pernas. Em grande grau, dolorosas doenças dos pés, tais como calosidades, problemas com unhas, deformidades dos artelhos e pés chatos podem ser evitados pela cuidadosa escolha do calçado.
   A pessoa talvez ande mais de 120.000 quilômetros em sua vida toda. Por que não andar tais quilômetros com conforto?


Não Sacrifique o Conforto Pelo Estilo

   A carta Plain Dealer de Cleveland, sob o título “O Preço do Estilo, A Moça Pagou Demais — a Perda de Dois Dedos”, diz que uma moça queria seguir a moda, que eram os sapatos de bico fino e salto bem alto. Mesmo sendo desconfortáveis ela insistiu em usar, pensando que esse era o preço do estilo. Ficou muito abalada quando foi a um médico por causa das dores nos pés, e ele disse que teria de amputar dois dedos do pé.
   Assim, ao comprar sapatos, não sacrifique o conforto pelo estilo. Escolha sapatos apropriados para cumprirem seu objetivo que é andar, trabalhar, ocasiões comuns, ocasiões especiais, ou uso constante.

Como fazer uma boa escolha de calçados

   Os pés tendem a inchar um pouco ao passar o dia, por isso é melhor comprar sapatos em fins da tarde. Lembre-se, também, de que o tempo quente fará com que os pés se expandam. Os tamanhos talvez variem com diferentes marcas de calçados. Geralmente um dos pés é um pouquinho maior do que o outro, por isso escolha um tamanho que se ajuste ao pé maior. Falando-se em geral, os saltos não devem ser mais altos do que uns quatro centímetros e devem prover boa base ampla para se pisar. Se não puder agitar os dedos até certo ponto, o sapato é pequeno de mais. O sapato deve ser confortável na hora da compra.
   Depois de comprar um par de sapatos, poderá experimentá-los de novo em casa, mas ande apenas sobre um tapete. Se tiver dúvidas de que realmente se ajustem, talvez consiga trocar sua compra.

Sapatos de Criança

   The World Book Encyclopedia indica: “Nas crianças de 2 a 6 anos de idade, os tamanhos de sapatos mudam a cada 4 a 8 semanas. De 6 a 10 anos, os tamanhos mudam a cada 2 ou 3 meses. As crianças de 12 a 15 anos devem ter os tamanhos de seus sapatos examinados a cada 4 meses. As crianças com mais de 15 anos devem ter seus tamanhos de sapatos examinados à cada 6 meses, até que seus pés estejam plenamente desenvolvidos.”
   Usualmente não é boa diretriz passar os sapatos de um filho para o outro, pois os sapatos se moldam às características dos pés do usuário.

Busque Qualidade e Bom Acabamento

   Em especial, quando os sapatos forem para adultos, a qualidade e o bom acabamento são importantes, porque deseja que durem. Examine cuidadosamente os sapatos que planeja comprar. Observe se há sinais de fabricação ruim ou descuidada. Na parte de cima, linha solta, costuras com pontas ásperas e grossura demasiada, furos ampliados da agulha e traços observáveis de colas são todas as coisas que se deve observar quando se compram sapatos. Também examine a costura da sola; se for irregular ou chegar até as extremidades, é sinal de péssimo acabamento.
   É forrado o sapato? É bom que seja, para impedir o estiramento e a fricção e para absorver a transpiração.
   Sapatos realmente duráveis usualmente custam mais. Não julgue a durabilidade dum sapato pela mera grossura da sola exterior. A durabilidade depende mais da qualidade do acabamento e do couro.

Cuidar dos Sapatos

   É importante cuidar dos sapatos. Quando compra novo par de sapatos, é sábio engraxá-los com uma boa graxa antes de usá-los; isto protegerá seu acabamento. As primeiras vezes em que calçar novos sapatos, é bom assegurar-se de que as lingüetas e cordões estejam colocados direito e alisados. Daí, é provável que continuem assim enquanto durar o sapato, mas, se já de início ficarem contorcidos, talvez permaneçam dessa forma. É bom soltar os cordões quando os tira. Isto impede que os pontos rebentem e que o calcanhar se estrague.
   Se tiver mais de um par de sapatos, pode prolongar consideravelmente sua vida por calçar um par um dia e diferente par no outro dia. O arejamento entre os usos ajuda a impedir a perspiração de apodrecer o couro.
   De tempos a tempos, os sapatos devem ser limpos. Lave-os com um pano úmido, com esponja ou escova, usando preferivelmente sabão para couros. Isto remove a matéria estranha encrustada e permite que a graxa seja aplicada mais livremente. Não negligencie a ponta da sola e do calcanhar nesse processo de limpeza. Uma rápida esfregadela com um pano aquece o couro, tornando-o mais receptivo à graxa.
   Aplique moderada quantidade de graxa e espalhe-a bem com um aplicador. Uma esponja de pó serve bem de aplicador e pode não raro ser guardada numa latinha de graxa. Esfregue o sapato rapidamente com um pano de polir. Isto impregna a graxa no couro, produzindo um acabamento seco e duro e não deixando excesso de graxa. O brilho durará algum tempo e pode ser renovado com rápidas escovadas. Para manter a sua boa aparência, repita este processo quando necessário, talvez uma vez por semana se os sapatos forem usados com freqüência.
   Não deixe de mandar substituir os saltos e as solas quando necessário. Além de parecerem desleixados, os saltos gastos e os sapatos fora de forma provocam tensão nos pés.
   Os sapatos que calça definitivamente impactam sua saúde e seu usufruto da vida, para o bem ou para o mal. Escolha cuidadosamente seus calçados, evitando os excessos da moda, lembrando presente da necessidade de conforto, durabilidade e uma aparência agradável.

   Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de junho de 1971 p. 16-19


   Imagens: Google













((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...