Pesquise no blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Eclipse solar — será coincidência?

   Você fica encantado ao observar o sistema solar? Se a reposta for sim, saiba que você não é o único. Sim, O Criador colocou a terra bem na distância exata do sol para que recebesse a luz e o calor certos para tornar possível a vida. Também, a distância da lua é bem proporcionada para realizar seus serviços à terra — nem longe demais para fornecer luz adequada à noite, nem tão perto que as ondas do mar  — que são fortemente influenciadas pela lua — atingissem alturas desastrosas. Este ajuste de distância que permite condições de vida ideais na terra também é decisivo em tornar possível a beleza do eclipse total do sol.
   Em diâmetro, o sol é realmente 400 vezes maior que a lua, mas sua distância da terra é também 400 vezes maior que a da lua. Se a lua estivesse consideravelmente mais próxima, obscureceria a cromosfera e grande parte da coroa do sol. Se estivesse um pouquinho mais longe, seria pequena demais para cobrir o sol e nunca poderíamos ver um eclipse total.
   Será mera coincidência que o Criador, que deu a terra uma atmosfera belamente transparente para que seus habitantes inteligentes pudessem ver e estudar o universo; que também proveu uma variedade infindável de formações de nuvens para brincar com a luz do sol e produzir retratos de deslumbrante beleza; que pinta o céu de maneira tão deleitosa com o maravilhoso arco-íris — tenha também colocado a lua em tal órbita que fornecesse ao homem um raro vislumbre da glória de um eclipse solar?
   Considere também que a provisão deste espetáculo é uma dádiva exclusiva a terra. Não ocorre nos outros planetas, que não são habitáveis. As duas luas de Marte são tão pequeninas que não cobririam o sol, conforme visto de Marte. Júpiter possui luas maiores, mas estão tão perto que apareceriam muito maiores que o sol a alguém na superfície daquele planeta. Mas, mesmo na terra, o espetáculo do eclipse total está longe de ser algo comum.
   Um eclipse total ocorre na maioria dos anos em alguma parte da terra. Mas, quando se diz “em alguma parte”, é muito provável que seja lá longe, nos oceanos, que abrangem 71% da superfície da terra. Daí, também, metade da área terrestre é deserto desabitado, selva, tundra ou campo de gelo. Poucos são os eclipses visíveis em áreas povoadas. Se ficar onde está, pode esperar ver um eclipse total apenas uma vez em 360 anos — e nessa ocasião bem que poderá estar nublado. Nove pessoas dentre dez viveriam e morreriam sem sequer usufruir esta experiência.
   Por que isso acontece? Porque a sombra da lua é muito pequena na parte em que atinge a terra. Seria maior se a lua fosse maior ou estivesse mais perto, mas isso, conforme vimos, estragaria o espetáculo. Assim, a sombra da lua precisa ser de apenas uns 160 quilômetros de extensão, e viajando, como o faz, a mais de 1.600 quilômetros por hora, pode cobrir um local apenas por alguns minutos. Vemos quão Sábio é o Criador desta maravilha.
   Deveríamos sentir-nos talvez dessatisfeitos não com a raridade do eclipse, mas com a brevidade da vida, não acha? Na verdade, Aquele que projetou o eclipse total o fez para ser visto apenas três vezes num milênio. Mas, nesse caso, conforme mostra a Bíblia, Ele projetou o espectador para viver para sempre. Hoje com a tecnologia podemos ver o eclipse gravado, mas não é a mesma coisa que olhar ao vivo. Será maravilhoso quando pudermos fazer isso, visto que poderemos viver para sempre, conforme Jeová Deus nos promete na Bíblia. Para saber o que a Bíblia ensina que temos de fazer para merecermos esse presente, entre em contato comigo através do e-mail franklin_n_tj@hotmail.com, do Twitter, nos comentários dessa postagem, ou com qualquer Testemunha de Jeová. Elas costumam visitar as pessoas regularmente de casa em casa.

   Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de fevereiro de 1971 p. 24

Imagens: Google
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...