Pesquise no blog

domingo, 10 de julho de 2011

Porque tomar cuidado com o que diz

   Pesquisando sobre "como podemos pensar antes de falar", achei um artigo interessante, que vou repassá-lo. Ele diz:
   "Após uma conversa educada com uma mulher que acabara de conhecer e sem saber que o microfone ainda estava ligado, o primeiro-ministro a chamou de intolerante e resmungou dizendo que sua equipe deveria tê-la impedido de se aproximar dele. O país inteiro ficou chocado com a descrição que ele fez da mulher. Com sua reputação manchada, o primeiro-ministro perdeu a reeleição apenas oito dias depois.
   Nenhum humano consegue controlar a língua com perfeição. Mesmo assim, o incidente mencionado acima mostra que é importante tomar cuidado com o que você fala. Sua reputação, sua carreira e até mesmo seus relacionamentos dependem disso.
   Mas sabia que há mais coisas em jogo? Segundo a Bíblia, o que você diz revela o que você é por dentro. Jesus disse: "É da abundância do coração que a boca fala." (Bíblia em Mateus capítulo 12, versículo 34). Visto que suas palavras refletem os pensamentos e os sentimentos que o tornam único, é importante que você analise com atenção o seu jeito de falar. Será que a Bíblia pode ajudar? Considere o seguinte.

Como melhorar suas conversas

   As palavras se originam de pensamentos. Se quiser melhorar o que diz, precisa melhorar o que pensa. Por em prática a Palavra de Deus {a Bíblia} pode influenciar seus pensamentos, que por sua vez influenciaram o que você diz. Veja como fazer isso.

Encha o coração com coisas boas. A Bíblia descreve essas coisas boas ao dizer: "Todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há, e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas." - Bíblia em Filipenses capítulo 4, versículo 8.
   Seguir esse conselho o ajudará a descartar pensamentos impróprios. Lembre-se que seus pensamentos são alimentados e intensificados pelo que você vê e lê. Assim, para evitar pensamentos negativos e impuros, evite influências negativas. Isso significa ficar longe de diversão violenta e obscena. Pense em coisas puras e positivas. A Bíblia pode ajudá-lo. Por exemplo, leia Provérbios capítulo 4 versículos do 20 até o 27; Efésios capítulo 4 versículos do 20 até o 32; e Tiago capítulo 3 versículos do 2 até o 12. . Seguir os princípios contidos nesses textos pode ajudar a melhorar sua conversas (você pode ler a Bíblia pela internet acessando o site www.watchtower.org).

Pense bem antes de falar. "Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas [golpes] duma espada, mas a língua dos sábios é uma cura", diz Provérbios, capítulo 12, versículo 18. Se você perceber que costuma 'golpear', ou ferir, os sentimentos de outros, seria bom se esforçar para pensar antes de falar. Siga o excelente conselho de Provérbios capítulo 15, versículo 28: "O coração do usto medita a fim de responder, mas a boca dos iníquos borbulha com coisas más."
   Estabeleça uma meta. Durante o próximo mês, esteja determinado a não dizer a primeira coisa que lhe vem a mente, principalmente quando for provocado. Pense nos textos citados nesse artigoe faça um esforço de falar de modo sábio, amoroso e calmo. Mas isso não é tudo.

Ore pedindo a auda de Deus. Um escritor bíblico orou: "As declarações de minha boca e a meditação de meu coração, tornem-se ela agradáveis diante de ti, ó Jeová {Jeová é o nome pessoal de Deus}]" (Salmo ou Cantares 19, verso 14) Conte a Jeová Deus o seu desejo de usar a língua de um modo que Lhe agrade e torne sua companhia agradável para todos. Provérbios capítulo 18, versículos 20 e 21 diz: "O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras" - Bíblia na Linguagem de Hoje.

Use a Palavra de Deus como espelho. A Bíblia é como um espelho . Por exemplo, ao pensar nos três princípios bíblicos a seguir, pergunte-se: 'Em geral, como estão minhas conversas e reputação?'
   "Uma resposta quando branda, faz recuar o furor, mas a palavra que causa dor faz subir a ira." (Provérbios capítulo 15, versículo 1) Você fala de modo calmo e pacífico?
   "Não saia da vossa boca nenhuma palavra pervertida, mas a que for boa para edificação, conforme a necessidade, para que confira aos ouvintes aquilo que é favorável." (Efésios capítulo 4, versículo 29) Suas palavras edificam os outros?
   "Vossa pronunciação seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um." (Colossences capítulo 4, versículo 6) Você procura mesmo em situações difíceis, falar "com graça" e de um jeito mais fácil de ser aceito pelos outros?
   Quando você se olha no espelho e corrige algo que não está bom, você fica mais apresentável e se sente mais confiante. Esses são os benefícios que você terá se melhorar sua fala por usar o espelho da Palavra de Deus."
       
            Revista Despertai! de Julho de 2011 páginas 10 e 11.

   Com certeza esse artigo responde como pensar antes de falar e além disso, nos mostra porque fazer isso, e nos ensina outras maneiras práticas de melhorar nossas conversas agrandando ao Criador, Aquele que nos deu a capacidade de falar, Jeová Deus. ((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...