Pesquise no blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Os benefícios da aveia para animais e humanos

   Cultiva-se a aveia em todo o mundo, cerca de 1 milhão de hectolitros por ano. Há cerca de cem espécies diferentes de aveias, entre as quais se acham a aveia branca, a vermelha, a amarela, a cinza e a negra. Trata-se dum cereal favorito dos escoceses, e não sem boa razão. É o cereal mais econômico em valor alimentício, e a palha de aveia pode ser usada como ração e como fertilizante.
   Em alguns países, considerável porção da colheita de aveia é usada como ração para animais, tais como cavalos e galinhas. É a melhor ração de todas para os cavalos, não sendo ultrapassada como reparador dos tecidos ou músculos. Os cavalos demonstram seu valor para um lavrador por empregar seus músculos, e, assim, precisam de aveia.
   Para muitos humanos, a aveia também é excelente alimento de cereal. A obra literária Mixna, terminada por volta do ano 200 D. C., menciona a aveia. As referências mais primitivas mencionam as aveias selvagens como sendo joio incomodativo. Hipócrates, o chamado pai das artes curativas, que viveu no quinto século A. C., escreveu que a aveia transformada em mingau ou papa fina, “quando comida umedece e refresca”.
   A farinha de aveia, é rica não só em carboidratos (67%), mas também em proteínas (16%); gordura (7%); minerais (2%), e o restante em umidade ou água. A farinha de aveia é também boa fonte de vitamina B (o Complexo B de vitaminas, dentre outras coisas, auxilia na saúde da língua, dos olhos, da memória, na desintoxicação, no tratamento da esclerose múltipla, e das ondas de calor que muitas mulheres sentem na menopausa e evita pelagra [doença mental] e fetos defeituosos).
   Uma das razões pelas quais a aveia tem tão grande vantagem sobre certos outros cereais é que, quando moída, apenas a casca externa é removida, permanecendo a película e o gérmen, as porções ricas em vitaminas e sais minerais. Assim, é muito mais nutritiva do que qualquer alimento para o desjejum.
   Há muitas outras formas de se usar aveia em flocos ou pedacinhos. Por um lado, podem ser usadas para se fazer o recheio para galinhas e perus, assim como pode ser usada ao invés de farinha de rosca quando se faz bife a milanesa. Pode-se usar também a aveia ao invés de farinha como agente engrossador. Muitos são também os usos da aveia em coisas cozidas. Biscoitos de farinha de aveia são tão deliciosos quanto nutritivos. Veja uma receita de biscoito de farinha de aveia:

Ingredientes:

* 4 xícaras de farinha de aveia
* 2 xícaras de açúcar mascavo
* 1 xícara de óleo.
* 2 ovos de galinha batidos
* 1/2 colher de chá de sal
* 1 colher de chá de extrato de amêndoa
* Se quiser pode usar passas e nozes.

Modo de fazer

   Misture a farinha de aveia, o açúcar mascavo e o óleo e deixe assentar por oito horas. Daí, adicione os ovos bem batidos, o sal, o extrato de amêndoa, e passas e nozes se desejado. Asse num forno moderadamente quente por 15 minutos. Deixe esfriar antes de retirar da bandeja. O resultado? Um biscoito tão gostoso, nutritivo e saudável como se poderia desejar.

   Daí, há também o pão de farinha de aveia, favorito dos escoceses, assim como há bolos leves de farinha de aveia. A farinha de aveia também pode ser usada junto com a farinha de trigo ao se fazer a crosta de tortas, ao se fazer quadradinhos de tâmaras e nozes, e assim por diante. E, naturalmente, o uso mais comum da farinha de aveia é para mingau ou um prato de cereal quente. Como tal, tem sido o favorito já por vinte e cinco séculos. Cozida com leite, mel e cubinhos de maçã, e servido junto com gérmen de trigo e fatias de bananas, é uma refeição nutritiva e saborosa.
   Sim, como cereal nutritivo, a aveia lhe faz bem. E, com um pouco de criatividade culinária, a aveia também será o “máximo” ao paladar de sua família.

Texto essencialmente baseado na Revista Despertai! de 22 de janeiro de 1971 p. 28

*Imagens: Google
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...