Pesquise no blog

domingo, 17 de julho de 2011

Assassina Silenciosa - Parte 2

   A Diabetes é uma doença do sistema endócrino (sistema do corpo responsável pela produção e controle hormonal). Dentro do nosso corpo quase tudo está relacionado com hormônios (digestão; crescimento; imunidade; reações fisicas aos sentimentos - se você está alegre, dentro do seu corpo isso é por causa de um ou mais hormônios, se você está triste também, e assim por diante; reprodução e etc). Portanto, a Diabetes afeta todo o corpo.
   O Pâncreas, mostrado na imagem ao lado, é quem produz insulina. Quando a produção de insulina é insuficiente, é a Diabetes tipo 2. Quando não há produção, é a Diabetes tipo 1.
   Observação: No Diabetes tipo 1, a pessoa não pára de produzir insulina de uma vez, demora algum tempo (cerca de 3 anos aproximadamente), para que isso aconteça. Se você foi diagnosticado recentemente com Diabetes tipo 1, atenção: isso não significa que você deva fugir da dieta sem se preocupar. Porque? Porque se você foi diagnosticado com Diabetes recentemente, isso, não quer dizer, necessariamente, que você não tinha Diabetes antes do diagnóstico. Além disso, quanto mais cedo a pessoa se adaptar ao Diabetes, melhor para sua saúde e consequentemente para sua vida.
   Curiosidade: No mundo estima-se que há 1 novo caso de diabetes a cada 5 segundos. No Brasil, a estimativa é que a cada 2 minutos e 18 segundos há mais 1 diagnóstico de diabetes.
   Uma futura postagem falará dos sintomas da Assasina Silenciosa. ((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...