Pesquise no blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Gigantescos tanques de água do deserto

   VERDADEIRO tanque vivo de água! Isso é o que se poderia dizer do gigantesco cacto saguaro. Por quê? Por causa da quantidade de água que esta planta do deserto pode embeber e estocar. A chuva não cai durante muitos meses no deserto. Mas, quando cai, o cacto saguaro embebe suficiente água para continuar vivendo e dando fruto e flores por um ano ou até mais. E, quando está cheio de água, pode pesar cinco ou mais toneladas.
   Ele é ideal para o seu lar desértico. Ao invés de dispor de longa raiz principal que não poderia sobreviver nas areias do deserto, este cacto possui longas raízes perto da superfície que se espalham em todas as direções de seu tronco principal. Quando chove, estas raízes absorvem água da areia com a mesma rapidez com que ela cai. Também, sua “pele” ou casca externa suavemente encerada se expande como uma sanfona quando absorve água.  O interior desta casca cercada, está cheio de um material esponjoso que absorve a água embebida pelas raízes.
   Mas, o que impede o cacto saguaro de cair pesadamente? O Criador o fez com um esqueleto de apoios como os raios duma roda ou células duras de dois centímetros e meio ou cinco centímetros que correm pelo seu tronco e ramos. Estes servem também para levar a água até o tecido esponjoso.
Veja só o tamanho do cacto saguaro! Alguns espécimes chegaram a atingir a altura de quinze metros ou mais, tendo seu tronco principal sessenta centímetros de diâmetro. E crê-se que alguns têm mais de duzentos anos de idade. Veja no vídeo abaixo imagens do Saguaro:



   Onde poderá ver estes gigantescos tanques de água? No Deserto Sonoran, na região sudoeste dos Estados Unidos, em especial na área que é conhecida como. Monumento Nacional ao Saguaro.

Texto baseado na Revista Despertai! de 22 de janeiro de 1971 p. 27
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...