Pesquise no blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Habitantes das montanhas

   MONTANHAS elevadas que penetram nas nuvens e atingem altitudes estonteantes talvez pareçam a nós, humanos, friamente majestosas, solitárias, até mesmo proibitivas. Mas, para uma grande variedade de animais selváticos elas são o lar. Algumas destas criaturas nunca pensariam em descer a uma altitude mais baixa. Mesmo que fossem colocados em um zoológico, não teríamos uma ideia realística do seu modo de vida entre os picos e os abismos.
   Algumas destas criaturas não são bem conhecidas por nós, ao passo que os nomes de outras se tornaram palavras quase que familiares. Por exemplo, já ouviu falar do niala, com os seus chifres espiralados que chegam a medir até mais de um metro de comprimento? Foi descoberto em 1908, numa altitude de 2.700 metros, nas montanhas do sul da Abissínia (imagem 1). Por outro lado, quem é que não ouviu falar da chinchila? Ela vive numa altitude de 5.000 metros (imagem 2).
   Naquelas altitudes há também aves que voam alto e fazem seus ninhos em lugares inacessíveis, tais como falcões, águias, o pato fusco, o estorninho zaino de bico fino e muitas outras.
   Podemos olhar mais de perto para alguns destes moradores lá no alto, sem arriscarmos a vida ou quebrarmos os ossos? Sim, podemos, pois outros já subiram a tais altitudes atordoadoras e registraram suas observações de primeira mão para nosso benefício. Um destes moradores é o gorila das montanhas.

Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de julho de 1970 p. 17

* Imagens: Google
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...