Pesquise no blog

sábado, 8 de outubro de 2011

Aprenda a andar — pelas colinas

   O que é que atrai um número crescente de pessoas cada ano para as colinas? Talvez, nesta recreação, encontrem algo que toda a família possa usufruir, ou que apenas um par de companheiros achem proveitoso. Há o desafio de se afastar das ruas apinhadas e caminhar seguramente pelas colinas. Certamente pode ser um desafio, pois o tempo pode mudar ou podem surgir situações que fazem com que os montanhistas olhem com respeito para as colinas e as montanhas.


   O Segredo de Andar Pelas Colinas

   * Alguns meses antes, tente fazer uma curta caminhada nos fins-de-semana. Isso preparará seu corpo para as colinas.
   
   * Use botas de caminhar. Tais botas dispõem dum solado que se agarra em terreno duro e ajuda a acolchoar os pés. Elas também ajudam a apoiar os tornozelos e são usualmente compradas de tamanho bem grande de modo que se possa usar dois pares de meias a bem do conforto e para se aquecer os pés.

   * Seja ou tenha um bom líder de caminhada. O líder fará bem em levar um mapa e uma bússola, sabendo usá-los. Conduzir o grupo em certo ritmo, visando colocar todo o pé no chão; e estabelecer um passo bom e constante que mostre consideração pelos membros mais fracos do grupo, para que a caminhada seja prazerosa. Os descansos são certamente necessários, de preferência por curtos períodos em intervalos regulares. O bom líder dum grupo nas colinas exercerá grande cuidado de não deixar que o grupo se disperse ou se perca. Providencie alimento extra. Talvez um estojo de pronto socorro. Um apito ou uma tocha, que podem ser usados para se pedir socorro numa real emergência.


   * Use roupas adequadas. Anoraks ou windcheaters (casacos de couro e lã, bem justos nos punhos e cintura e pescoço) são ótimos, em especial com suéteres por baixo. Calças compridas feitas de material quente, e não de brim fino, são ótimas para ambos os sexos. Uma touca ou boné de lã, um chale e luvas podem todos ajudar a manter a pessoa bem aquecida e confortável. Capa de chuva de nylon para o tempo chuvoso. Leve roupas extras.

   Que tal deixar esse carro, trem ou ônibus e aceitar o desafio e a beleza das colinas? Um passo ou dois de cada vez, quando se aventurar pelo campo adentro — e logo aprenderá a andar, segura e confiantemente, pelas colinas.

   Baseado na Revista Despertai! de 22 de janeiro de 1970, pp. 25-27

* Imagem: Google
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...