Pesquise no blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vício de Café

   Beber café pode ser mais do que um passatempo agradável. Segundo uma pesquisa feita por uma firma de café, para um grande número de donas de casa o café representa uma forma muito bem estabelecida de vício. Os pesquisadores fizeram uma experiência com 239 donas de casa jovens. As viciadas em café ficavam menos alertas, menos ativas e mais irritáveis quando bebiam café sem cafeína. Só quando recebiam café que continha cafeína achavam que podiam agir normalmente. As abstêmias acharam precisamente o oposto. Se o café não continha nenhuma cafeína, sentiam-se bem, ao passo que se houvesse cafeína nele ficavam com o estômago enjoado e ficavam extremamente nervosas. Ao se aumentar a dose de cafeína, as viciadas sentiam-se melhor e as abstêmias pior. As bebedoras inveteradas pareciam apresentar sintomas de retraimento quando as privavam dele.

Fontes:

* Texto: Revista Despertai! de 8 de junho de 1970 p. 31

* Imagem: Google

((•)) Ouça este artigo

Heroína Mata Crianças

   O Dr. Michael Baden, médico examinador assistente da cidade de Nova Iorque, calculou que 250 adolescentes morreriam devido ao uso de entorpecentes naquela cidade por volta do fim do ano de 1969. O número total de mortes atribuídas ao uso da heroína até fins do ano passado era de 700. Os programas que tratam de viciados vêm sendo criticados. A Sra. Beraneece Sims, diretora de um grupo antipobreza em Harlem, contou o caso de certo menino de quatro anos que foi descoberto esfregando heroína nas gengivas. Disse que conhecia três casos em que viciados venderam os filhos para exploração sexual para obterem dinheiro para narcóticos. Entre os jovens em Harlem, disse ela, “é agora a exceção ser alguém que não os usa”.

Fontes:

* Texto: Revista Despertai! de 8 de junho de 1970 pp. 30-31

* Imagem: Google
((•)) Ouça este artigo

Ovos para o café da manhã

   O que acha de comer ovos no café da manhã? Talvez não seja seu costume, mas esse alimento tem vantagens. Há cerca de seis gramas de proteína num só ovo. É também rico em minerais e vitaminas. O ovo é muito similar à carne em seu valor nutritivo. No que diz respeito à proteína, dois ovos equivalem a um pedaço de carne de uns sessenta gramas. Sabia disso?
   Há muitas maneiras em que podem ser preparados. Em vez de sempre servi-los cozidos, fritos ou mexidos, para variar pode consultar livros de culinária que apresentam muitas formas interessantes de prepará-los. Por exemplo, ovos cozidos poderiam ser servidos com um molho cremoso feito de farinha, leite e manteiga. Cortam-se em pedacinhos as claras e misturam-se estas no molho e daí derrama-se o molho em torradas. Ralam-se em cima disso as gemas amarelas. Tal prato de ovos é atraente e saboroso.
   Para uma omelete, adicione coisas como um punhado de pedacinhos de presunto ou um pouco de queijo fresco ou geléia antes de enrolá-la. Poderia ser colocada num pãozinho torrado.
   Ovos escaldados são fáceis de se preparar, e há vários modos em que podem ser servidos. Um é servi-los em torradas. Outro modo é usar metade de um sonho tostado, tipo inglês. Coloque uma fatia redonda de presunto sobre o sonho e a seguir o ovo mexido em cima disso. Derrame em volta, molho hollandaise (feito de gemas de ovo, manteiga e suco de limão, e servido quente).
   Para evitar que ovos cozidos rachem, aqueça eles à temperatura ambiente antes de jogá-los dentro d’água. Ao invés de cozinhar ovos em alta temperatura, o que costuma endurecer as claras e desfazer as gemas, tente cozinhá-los numa temperatura mais baixa. Use 80° C. por um período de tempo mais longo. Isto permitirá que se cozinhem melhor.
   Ao comprar ovos não precisa se preocupar com a cor. Nem a cor nem o tamanho afetam sua qualidade ou valor alimentício.
   Os ovos de galinha são os que mais populares, mas há outros ovos que algumas pessoas apreciam. Ovos de pata, por exemplo, são populares em certos países. Em certas partes do mundo, ovos de tarambola são considerados refeição nobre. Os ovos de muitas outras aves são também usados como alimento em vários lugares. Mas, para o café, é bem provável que prefira ovos de galinha.
   Se decidir acrescentar mais proteína ao seu café da manhã, talvez deseje experimentar ovos, se não forem muito caros onde vive. Os que realmente os comem no café acham que estes lhes dão algo substancial com que aguentar até a próxima refeição.

Texto baseado na  Revista Despertai! de 22 de maio de 1970 pp. 23-24

*Imagens: Google
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...