Pesquise no blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Apple quer desenvolver bateria de hidrogênio que dure semanas

   A Apple estuda desenvolver baterias que funcionem a partir de hidrogênio para substituir as atuais baterias usadas em seus produtos, segundo informa o diário britânico The Telegraph desta segunda-feira.
   De acordo com a publicação, o interesse no setor cresceu após a companhia registrar, na última quinta-feira, duas patentes no escritório americano de marcas e patentes. “Os fabricantes de tecnologia estão cada vez mais interessados em fontes de energia renovável, como as células de hidrogênio”, afirma a Apple em um dos pedidos de patente.
   O objetivo é trocar as baterias de lítio usadas nos smartphones, tablets e computadores, além de buscar fontes alternativas a seus produtos. Ao todo, a empresa já registrou três pedidos de patente para estudar o uso do elemento químico – a primeira foi solicitada em outubro e mostra como extrair maior quantidade de energia de baterias de hidrogênio.
   A tecnologia de baterias de hidrogênio é apontada como uma das fontes de energia usadas nos carros do futuro. Na prática, o recurso converte hidrogênio e oxigênio em água e energia elétrica e não polui o meio ambiente. Para a Apple, seu uso é um desafio: acabar com uma das maiores reclamações de seus usuários, a autonomia de bateria. Em novembro, a empresa americana liberou uma atualização do seu sistema iOS5, usado no iPhone, iPad e iPod Touch, que visa melhorar o desempenho da bateria do iPhone 4S. O último smartphone lançado pela companhia sofreu uma série de críticas após comprovar-se que seu sistema consumia mais bateria do que o necessário. ((•)) Ouça este artigo

Embalsamação dos mortos

   Os visitantes de vários museus modernos ficam fascinados com a antiga prática egípcia de embalsamar os mortos, que era tão eficiente que os corpos de pessoas ficaram preservados em condição notavelmente boa por bem mais de 3.000 anos. A Bíblia comenta esta antiga prática: “Depois, José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem seu pai. De modo que os médicos embalsamaram Israel [Jacó], e levaram com ele quarenta dias inteiros, pois levam costumeiramente tantos dias para o embalsamamento, e os egípcios continuavam a verter lágrimas por ele, por setenta dias.” — Bíblia em Gênesis capítulo 50, versículos 2 e 3.

Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de setembro de 1970

*Imagem: Google
((•)) Ouça este artigo

Sony confirma que PlayStation Vita já foi homologado pela Anatel e Inmetro

   O PlayStation Vita, o mais novo console portátil da Sony, foi lançado no último dia 17 no Japão. O dispositivo mostrou a que veio e vendeu mais de 320 mil unidades em apenas dois dias, logo após ser colocado nas lojas do país.
   Contrariando todas as expectativas pessimistas, é possível que o portátil seja disponibilizado no mercado brasileiro simultaneamente aos Estados Unidos.
   As informações são da assessoria de imprensa da fabricante, que confirma: o aparelho já foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e pelo Inmetro. Para quem não sabe, a entrada de qualquer produto eletrônico no país depende da aprovação de ambos os órgãos, que garantem a segurança e compatibilidade com as redes elétricas e de comunicações do Brasil.
   Com a homologação, a Sony mantém a previsão de lançamento do PlayStation Vita para o dia 22 de fevereiro, junto com Europa e Estados Unidos.

Além disso, foram confirmados os cinco jogos que, por enquanto, vão acompanhar o portátil em sua estreia. São eles: "Uncharted: Golden Abyss", "ModNation Racers: Road Trip", "Little Deviants", "Hot Shots Golf: World Invitational" e "WipEout 2048", todos produzidos por estúdios ligados à companhia japonesa.

O preço nacional do portátil ainda não foi divulgado. Nos Estados Unidos, o Vita sairá por US$ 250 dólares no modelo com Wi-Fi e US$ 300 na versão em alta definição. O dispositivo possui processador quad-core, tela OLED multitoque, GPS, painel traseiro sensível ao toque, câmeras na parte de frente e atrás, Wi-Fi e 3G (este último opcional). ((•)) Ouça este artigo

Captura de rinoceronte de Bornéu aumenta esperanças de evitar extinção da espécie

Fêmea de rinoceronte de Bornéu. (Zainal Zahari Zainuddin/AFP)

   Autoridades ambientais da Malásia anunciaram nesta segunda-feira a captura de uma jovem fêmea de rinoceronte de Bornéu-Sumatra. A captura é importante pois pode ser a última oportunidade de salvar a espécie, que enfrenta grave perigo de extinção.
   Ela tem entre 10 e 12 anos, foi capturada no dia 18 de dezembro e atualmente está na reserva Tabin de Sabah, na ilha malaia de Bornéu.
As autoridades esperam que a fêmea, batizada como Puntung, possa reproduzir-se com um macho mantido em cativeiro.
   As autoridades calculam que restam em liberdade entre 30 e 50 exemplares de rinoceronte de Bornéu, uma subespécie do rinoceronte de Sumatra. ((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...