Pesquise no blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

   Não se apresse.
  
((•)) Ouça este artigo

Assassina Silenciosa - Parte 4

Tratamento

   O tratamento varia de pessoa para pessoa, mas basicamente consiste em controlar a taxa de açúcar no sangue. Para isso a pessoa precisa de pelo menos três coisas:

* Medicação. Pode ser injeções de insulina, remédio para estimular a produção de insulina no pâncreas da pessoa, ou os dois juntos, vai depender do tipo da doença (Diabetes tipo 1 ou Diabetes tipo 2. ?) e do estágio da doença - no caso do Diabetes tipo 2, ou seja, no começo do tratamento do Diabetes tipo 2, costuma-se comprimidos para estimular a fabricação de insulina no corpo da pessoa, mas a doença pode avançar e pessoa passar a tomar também insulina, se a doença avançar mais, a pessoa se torna insulinodependente - usa apenas injeções de insulina. Já no Diabetes tipo 1 o tratamento costuma começar já com insulina. Observação: Diabético tipo 2, não vira diabético tipo 1, ele se torna insulinodependente, é diferente. Para mais informações consulte um endocrinologista.

* Exercícios. São importantes para diminuir a glicemia (taxa de açúcar no sangue), no entanto deve-se ter moderação, pois pouca açúcar no sangue (hipoglicemia), causa mal-estar chegando ao ponto de fazer a pessoa perder a consciência, desmaiar e até morrer, por isso antes de iniciar uma rotina de exercícios é bom o diabético consultar o médico.

* Dieta. Fundamental para o controle da glicemia, como os estilos de vida variam muito (por exemplo, uma criança diabética não pode ter a mesma alimentação que um adulto que trabalhe em serviço braçal, como o de construção civil), cada pessoa deve consultar um endocrinologista e ter a sua dieta pessoal.

   Conviver com a Diabetes não é fácil, mas é possível. Se você convive com um diabético, se esforce para ter paciência para poder ajudá-lo, e lembre-se: nem tudo é teimosia, pirraça, falta de amor-próprio ou qualquer outra coisa do tipo, a própria doença pode dificultar o tratamento, por exemplo, quanto mais alta tiver a glicemia da pessoa (hiperglicemia), mas fome ela sentirá, no entanto, se comer mais, vai subir mais a glicemia...
   Ainda bem que logo o Deus Jeová intervirá nos assuntos humanos e trará um paraíso global, que dentre outras coisas vai eliminar não só a Diabetes, como todas as doenças. Então ninguém "dirá: Estou doente" (Bíblia em Isaías, capítulo 33, versículo 24).
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...