Pesquise no blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Leite - Alimento de bebê para os adultos

 
   QUANDO você compra um litro de leite no supermercado, talvez não pare para pensar, mas na realidade ele é um alimento de bebê. O leite se tornou alimento adulto popular, sendo usado para se cozinhar e em várias bebidas. Mas, será este alimento de bebê realmente bom para os adultos?
   Talvez o leite que você esteja acostumado a beber seja o de vaca, mas há países, em que as pessoas estão acostumadas a usar leite de outros tipos de animais. O leite de cabra, por exemplo, é popular em países ao redor do Mar Mediterrâneo, bem como na Noruega, Suíça, América Latina e em partes da Ásia e da África. Nas regiões árticas, o povo usa leite de égua e de rena. Leite de ovelha é popular na Espanha e na Itália. Na Índia e na República das Filipinas, é comum o uso de leite de búfala da Índia, e, na América do Sul, o leite de lhama é usado.
   Não importa que tipo de leite seja usado, pode ser perigoso. Por quê? Porque é facilmente contaminado pelas bactérias causadoras de doenças, que se multiplicam rapidamente nele. Doenças tais como a tuberculose, a febre ondulante, a febre tifóide, a afecção séptica da garganta, a escarlatina e a difteria podem ser disseminadas pelo leite.

Proteja o Leite

   Assim, se usar leite, é importante que use apenas leite limpo. Quando o traz para casa, coloque-o num lugar fresco. Isto é necessário de forma a impedir que as bactérias se multipliquem com demasiada rapidez. Não o despeje em panelas sujas nem o exponha às moscas e ao pó, visto que poderiam introduzir nele as bactérias indesejáveis.
   As usinas leiteiras tentam protegê-lo por esterilizarem seus tonéis de leite e por pasteurizar o leite. Alguns têm objeções ao leite pasteurizado porque o calor usado em pasteurizá-lo diminui a quantidade de vitamina C e da vitamina B1 no leite e destrói a útil bactéria do ácido láctico. Até uns 15 por cento da vitamina B1 são destruídos pelo calor. O leite cru, por outro lado, talvez contenha vitaminas, mas também tem maior potencial de transportar bactérias perigosas. Cuidado extra deve ser tomado para torná-lo seguro.
   O leite é alimento bem completo. Contém cerca de 50 substâncias diferentes. Há, contudo, diversos elementos necessários para o crescimento que faltam ao leite, tais como cobre, ferro, iodo e manganês.
Quando se compara o leite humano com o leite de vaca, pode-se notar grande diferença. O leite humano contém duas ou três vezes mais vitamina C do que o leite de vaca. Também tem uma vez e meia mais açúcar. Por outro lado, o leite de vaca contém mais caseína e resíduos minerais. Este é um fato a ser considerado quando se alimenta um bebê.
   Mesmo quando o leite de vaca foi alterado pela adição de mais açúcar do leite, ainda assim não é substituto para o leite humano. O açúcar de cana não é o mesmo que o açúcar do leite. As necessidades de um bebê são melhor satisfeitas pelo leite humano e não pelo leite de vaca. Também, quando o bebê é alimentado no peito, obtém o pleno valor da vitamina C no leite, porque o leite não fica exposto ao ar, que faz com que tal vitamina seja destruída pela oxidação.

É o leite bom para os adultos?

   Muitos médicos recomendam o leite qual alimento para os adultos, bem como para as crianças. Sugerem que os adultos bebam cerca de meio litro por dia, inclusive o que é usado para cozinhar, e que as crianças bebam cerca de um litro ou mais. Consideram o leite como a fonte mais rica de cálcio do homem.
   Por outro lado, há pessoas que afirmam que o leite não é bom para os adultos. O livro A Enciclopédia da Vida Saudável, de J. I. Rodale, se opõe ao uso do leite depois da primeira infância. Afirma: “Alergias, o gigantismo e o seu conteúdo de antibióticos são apenas algumas das razões de nossas objeções.” Em outro livro, o mesmo autor expressou a crença de que o leite é um fator contribuinte para a artrite, a sinusite, resfriados e catarro.
   Como vê, há diferenças de opinião quanto a se o leite é bom ou não para os adultos. Inegavelmente, alguns talvez sofram reações adversas quando consomem leite. No entanto, o leite realmente contém proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e algumas vitaminas e é, portanto, alimento nutritivo.
   Ademais, nosso Criador, que deu permissão ao homem de comer os animais, menciona o leite como uma das coisas que tornou desejável a terra prometida aos israelitas, uma “terra que mana leite e mel”. (Bíblia em Êxodo capítulo 3, versículo 8) Abraão é até mencionado na Bíblia como oferecendo-o a visitantes adultos. (Bíblia em Gênesis capítulo 18, versículo 8) Assim, é evidente que Deus proveu o leite como um dos alimentos para o gênero humano.
   Por causa dos muitos pratos gostosos que o leite torna possível, e os diferentes produtos alimentares que podem ser feitos dele, pode fornecer interessante variedade para as refeições duma pessoa. Assim, este alimento para bebês é muito usado como alimento nutritivo para os adultos.

Texto baseado na Revista Despertai! de 22 de fevereiro de 1971 p. 18-20

*Imagens: Google 

   Para mais informações sobre amamentação clique no link:


   Talvez queira ler também:

((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...