Pesquise no blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conheça o Teiú

   Nome Científico: Tupinambis merianae
   Família: Teiidae
   Ordem: Squamata
   Distribuição: Argentina, Brasil e Uruguai. No Brasil ocorre em todas as regiões, exceto na Floresta Amazônica.
   Habitat: Florestas, cerrados e caatingas
   Alimentação: Onívoro. Alimentam-se de ovos, insetos, aves e roedores.
   Reprodução: A postura está entre 30 e 36 ovos, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação. É uma das poucas espécies de répteis que têm cuidado parental, guardando os ovos até a eclosão.
 
   Vive no chão, procurando locais com sol para banhar-se, áreas com capim baixo ou com pedras. A espécie possui hábitos diurnos e terrestres. O corpo é cilíndrico, com membros e cauda longa e robusta. Os machos adultos chegam a atingir entre 1 a 1,4 metros, considerando a cauda, os machos são maiores que as fêmeas.
   Pode ser agressivo se for perturbado, se defende bem quando atacado, principalmente dando chicotadas com a cauda longa. Quando sente alguma ameaçada próxima, pode ficar imóvel e tentar se camuflar em meio as folhagens e capins ou fugir rapidamente, só que faz muito barulho.
   Considerado o lagarto mais comum do Brasil é conhecido também como ladrão de galinheiros, pois ataca as galinhas e chupa seus ovos. Em Fernando de Noronha, na década de 50, os militares levaram para a ilha casais de Teiú com a ideia de acabar e controlar a população de ratos, porém como os ratos têm hábito noturno, e os Teiús têm hábito diurno, não houve interação entre as espécies, e houve aumento e descontrole da população de Teiú, causando um desequilíbrio ecológico.

   Fonte: Terra da Gente ((•)) Ouça este artigo

Ilha Samso é ecologicamente correta em energia elétrica

   Na costa da Dinamarca, Samso, uma ilha que abriga pouco mais de 4 mil pessoas, produz 100% da energia que consome com fontes renováveis. E mais um pouco. O que sobra é repassado à rede pública, vendido no mercado de carbono e exportado para a parte continental por meio de cabos submarinos – que antes levavam petróleo e gás para abastecer os habitantes do local.
   Tudo começou em 1997, quando a ilha ganhou um concurso do Ministério Dinamarquês de Ambiente e Energia. Mais tarde, o projeto recebeu financiamento e, com a dedicação e articulação dos moradores, foi possível construir 21 turbinas eólicas em terra e em alto mar.
   Os moradores que investiram parte de suas terras para a instalação de turbinas eólicas hoje ganham dinheiro com o excedente. O lucro obtido com a geração de energia limpa (cerca de R$ 80 milhões por ano) é investido em obras sociais e o local tem um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo.
   De cada 10 casas de Samso, sete usam vento ou sol para produzir sua energia. A ilha tornou-se referência para estudiosos do assunto e exemplifica discussões sobre a viabilidade do uso de energias limpas no abastecimento de outros lugares do mundo. E você, acha que é possível aplicar este exemplo em cidades maiores?

Fontes:

*Texto: Revista Super Interessante

*Imagem: Google

   Veja também: 
   
   "Eco-poste" de luz usa energia solar e eólica

   Tecnologia verde - Fogão a lenha

   Avião no Alasca voa com óleo de cozinha ((•)) Ouça este artigo

Técnicos de Futebol - quem são os melhores? Confira os 10 mais

   Vencedor de 13 campeonatos em quatro temporadas com o Barcelona, Pep Guardiola recebeu nesta sexta-feira o prêmio de melhor técnico de clubes em 2011, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Confira a lista:

 1 - Pep Guardiola (Barcelona) - 201 pontos

2 - José Mourinho (Real Madrid) - 112 pontos


3 - Alex Ferguson (Manchester United) - 107 pontos

4 - André Villas-Boas (Chelsea) - 78 pontos

5 - Roberto Mancini (Manchester City) - 45 pontos

6 - Muricy Ramalho (Santos) - 20 pontos
7 - Ivan Jovanovic (APOEL) - 11 pontos

Jorge Luis Sampaoli (Universidad do Chile) - 11 pontos

9 - Domingos Paciência (Sporting) - 10 pontos

Jorge Fossati (Al Sadd) - 10 pontos


   O que você achou da lista?

((•)) Ouça este artigo

Corinthians seduzindo Montillo


   O Corinthians ofereceu ao jogador 2 milhões de euros na mão e mais 500 000 reais de salário (ele ganha 170 000 reais no Cruzeiro). Parece que o problema na ida dele para o Corinthians é que ele vai ter de cumprir contrato com o Cruzeiro...
   Você acha que o Montillo vale tudo isso como jogador? O que você acha de ele ir pro Corinthians?


   Veja também:


   TOP 10 Técnicos - Guardiola, do Barcelona, é eleito o melhor


   TOP 16 Goleiros - Casillas é eleito o melhor ((•)) Ouça este artigo

LG Electronics lançará Google TV

   A LG Electronics informou nesta sexta-feira que lançará o serviço Google TV na próxima semana, seguindo os passos de Sony e Samsung Electronics e se aliando ao Google para entrar no crescente mercado de TV via internet.
   O Google tenta repetir no segmento de TV o bom desempenho da plataforma para smartphones Android, mas o sucesso tem sido parcial até agora pela falta de conteúdo na internet e de suporte por parte das fabricantes de hardware.
   O Google TV permite acessar vídeos online e sites pela televisão, além de aplicativos como jogos. Atualmente o serviço está disponível em alguns modelos da Sony, mas a Samsung também vem trabalhando com a companhia norte-americana para lançar o Google TV.
   A LG disse nesta sexta-feira que lançará seu primeiro Google TV na próxima semana na feira anual CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas.
   O Google informou que as fabricantes de chips Marvell e MediaTek e a de televisores Vizio também têm parcerias para o serviço.

Fonte do texto: Jornal Folha ((•)) Ouça este artigo

Prove o tempero chinês

   Do correspondente de “Despertai!” em FORMOSA

   JÁ EXPERIMENTOU preparar uma refeição chinesa? Como recém-chegada aqui em Formosa, passei com prazer por esta fascinante experiência. Uma vizinha achegada, a Sra. Ch’en, concordou em ajudar-me a preparar esta refeição para nossa família de seis pessoas.
    No dia combinado, a Sra. Ch’en chegou cedo  —  às oito da manhã. Nos cumprimentamos e ela disse: “Vamos ao mercado.”

 
No mercado   

   A Sra. Ch’en escolhe um pedaço de lombo de fina contextura, de cor rosa claro e aparência tenra, pedindo um “chin” (pronuncia-se “gin”). Um chin equivale a cerca de seiscentos gramas. Em seguida, a Sra. Ch’en passa a escolher os melhores legumes de todos. Precisamos de cebolas, gengibre e espinafre para a sopa de galinha. O repolho e os cogumelos frescos comporão a salada de legumes que escolhemos para complementar a carne de porco agridoce. Segue-se um pechincho, e economizamos algum dinheiro nos cogumelos. Escolhemos tangerinas e metade de uma grande melancia que nos deixa com água na boca, em uma das barracas de frutas. A melancia, comenta a Sra. Ch’en, dará o exato sabor correto como sobremesa em nossa refeição.

Na cozinha


   Os legumes que acabei de cortar são coloridos e atraentes. E o caldo de galinha que a Sra. Ch’en cozinha no fogão é impressionante — o aroma de gengibre e galinha é delicioso! Mais tarde, a carne de galinha será desfiada e, junto com espinafre e aletria, temperos e um pouco de vinho, será adicionada ao caldo para compor a nossa sopa de galinha.
   A Sra. Ch’en corta, deixando-os prontos para o prato com repolho frito. Pede-me que corte o chin (uns seiscentos gramas) de lombo de porco em cubos de dois e meio centímetros. Em seguida, misturamos 11/2 colheres de vinho de arroz (o xerez também serve), 2 1/2 colheres de sopa de molho de soja, 21/2 colheres de sopa de farinha de trigo, 11/2 colheres de sopa de maizena, e então adicionamos os cubinhos de porco.
   O óleo de semente de gergelim já está aquecido e a Sra. Ch’en frita profundamente a carne de porco até ficar bem tostada, de um marrom dourado. A cozinha se enche de apetitosos aromas. Colocamos de lado a carne de porco cozida.
   Vamos agora preparar o molho agridoce. Misturamos 8 colheres de sopa de açúcar, 5 colheres de sopa de molho de soja, 11/2 colheres de vinho de arroz, 21/2 colheres de sopa de vinagre, 5 colheres de sopa de molho de tomate.
   Os legumes que preparei incluem 4 pimentões cortados em quatro pedaços e sem semente, uma cebola média cortada em quatro, uma cenoura média cortada em pequenas rodelas e cozida por 7 a 8 minutos, um rebento de bambu cortado em pequenas rodelas, 3 fatias de abacaxi, cada uma delas cortada em quatro. Tudo agora está pronto para o cozimento final, o que exige apenas alguns minutos.

Cozinhar do Modo Chinês

   A panela chinesa tem cerca de 35 centímetros de diâmetro, 12 centímetros de fundo e é feita de uma folha bem fina de ferro. O fundo redondo concentra o calor, e não há cantos para impedir a remoção de alimento ou gordura acumulada.
   A Sra. Ch’en aquece cerca de 6 colheres de sopa de óleo na panela, em fogo bem alto. O óleo deve ficar bem quente, ao ponto de soltar fumaça. Lá se vão os legumes preparados. Como estalam e assobiam ao tocarem a panela quente! Cozinhar assim com alta temperatura preserva o colorido, o sabor e a contextura originais da comida.
   Se os legumes começarem a queimar, avisa a Sra. Ch’en, não abaixe o fogo. Simplesmente adicione um pouco mais de óleo e agite-os mais depressa. A cor é o guia para se saber quando ficam prontos. Quando as verduras ficam tostadas e apresentam-se em seu verde mais brilhante e antes de começarem a deteriorar-se em verde amarelado, ficam prontas. Quão desagradáveis ao gourmet chinês são os legumes cozidos demais! Mas, naturalmente, não devem ser crus.
   A Sra. Ch’en adiciona a mistura do molho agridoce. Logo fica cozido e uma mistura de 11/2 colheres de sopa de maizena e 11/2 de uma xícara de água é derramada ali. Ela continua a mexer constantemente. À medida que o líquido engrossa um pouco, adiciona-se a carne de porco, misturando-se bem. Então, ela fica pronta!
   A família, sem ter experimentado os fachis, mas entusiasmada, saboreia a carne de porco agridoce, que enche a boca de água, junto com montículos de fofo arroz branco. O prato de legumes, de repolho e cogumelos fritos também é aclamado como digno de reis. A sopa vem por último, como é costume chinês, e complementa deliciosamente os demais pratos. E, ao consumirmos por fim as fatias de melancia, ficamos mais do que prontos a agradecer a Sra. Ch’en por podermos provar o tempero chinês.

Texto baseado na Revista Despertai! de 22 de outubro de 1970 p. 22


   *Imagens: Google

   Você conhece alguma receita chinesa? Compartilhe!




((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...