Pesquise no blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A VERDADE sobre o Armagedom - Parte 1

Armagedom escrito em hebraico antigo
e hebraico atual (com caracteres ocidentais
 - preservando a pronúncia)

   "Espíritos de demônios . . . se dirigem aos reis do mundo inteiro . . . Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom." - Bíblia em  Revelação (Apocalipse), capítulo 16, versículos 14 e 16.

   Armagedom é o nome de um lugar. Então, porque a palavra "Armagedom" é tantas vezes associada a um evento, como por exemplo guerra? Qual é o verdadeiro significado dessa palavra?

Ajuntados no lugar chamado Armagedom

   A palavra hebraica original Har-Magedon significa literalmente "Monte de Megido" Embora nunca tenha existido um monte com esse nome, existe um lugar chamado Megido. Ele fica num cruzamento estratégico no noroeste da região que habitada pela antiga nação de Israel. Muitas batalhas decisivas foram travadas perto desse local. Assim, o nome Megido ficou associado a guerra (Associar um lugar com guerra não é incomum. Por exemplo, a cidade japonesa de Hiroshima, que foi dizimada por uma bomba atômica, é agora um símbolo da ameaça de guerra nuclear). 
   Mas, a real importância do nome Megido não tem a ver com que batalhas foram travadas ali, mas sim por que elas foram travadas. Megido fazia parte da Terra Prometida que Jeová deu aos israelitas (Bíblia em Êxodo, capítulo 33, versículo 1; e Josué capítulo 12, versículos 7 e 21). Ele jurou àquele povo que os defenderia contra seus inimigos, e foi isso o que ele fez (Bíblia em Deuteronômio capítulo 6, versículos 18 e 19). 
   Por exemplo, foi em Megido, que Jeová de maneira milagrosa, defendeu os israelitas contra as forças invasoras do rei cananeu Jabim e do chefe de seu exército, Sísera (Bíblia em Juízes capítulo 4, versículos do 14 ao 16).
   Portanto, a palavra "Armagedom" tem um grande significado simbólico. Está associada a um confronto em que duas poderosas forças se enfrentam.
   A profecia em Revelação fala de um tempo no futuro próximo em que Satanás e os demônios induzirão os governos a ajuntar seus exércitos, lançando assim um desafio contra os interesses de Deus. Esse ataque resultará na morte de milhões de pessoas, quando Deus - Bíblia em Revelação capítulo 19, versículos do 11 ao 18.
   Porque Deus, descrito na Bíblia como "misericordioso, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência", causaria a morte de tantas pessoas? (Bíblia em Neemias capítulo 9, versículo 17). Para entender as ações de Deus, precisamos responder a três perguntas: (1) Quem começa a Guerra? (2) Porque Deus se envolve nela? (3) Que efeito permanente esse confronto terá sobre a Terra e seus habitantes?
   

   Texto extraído da Revista A Sentinela de 1º de Fevereiro de 2012 p. 5 e 6. 
   


((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...