Pesquise no blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Capa - Cachorro fashion


((•)) Ouça este artigo

Café - bebida favorita de milhões

   NÃO deve ser engolido como água. Não é simplesmente para acompanhar a comida. Não, o café é uma bebida para ser saboreada. Para ser usufruída, tem de passar aos poucos pelos corpúsculos gustativos. Pde ser bebido a qualquer hora. Isso é o que dizem os amantes do café. Já tomou o seu hoje?
   O café trilhou um grande caminho em pouco tempo. Como bebida, sua história começa a uns 700 anos atrás, tendo apenas a metade do tempo de seu competidor, o chá. Mas, como foi que o café começou?
   Segundo a lenda, alguns pastores na Etiópia notaram que as ovelhas e os cabritos permaneciam despertos à noite depois de comerem folhas de certa árvore. Os pastores provaram as folhas e frutos e, por fim, fizeram um tipo de bebida à base delas que teve efeito estimulante.
Da direita para esquerda:
cafeeiro com flores e cafeeiro com frutos
   Os mercadores e viajantes da Arábia levaram com eles da Etiópia algumas plantas e, estas cresceram bem em seu novo ambiente. Deveras, é desta emigração para a Arábia que a planta obtém seu nome científico, Coffea arabica. Por cerca de duzentos anos, o café continuou a ser um segredo intimamente guardado dos árabes. Por fim, outros chegaram a saber da planta, e, perto do fim do século dezessete, os holandeses já a cultivavam em Java — mais tarde também Suriname, na costa setentrional da América do Sul.
   Hoje o café é uma bebida popular, mas não foi sempre assim. Bases morais e religiosas foram usadas em oposição a seu uso. Os muçulmanos estavam divididos em suas opiniões quanto a se era religiosamente correto usar esta bebida estimulante. Em 1674, um grupo de mulheres inglêsas formulou uma petição ao governo para que proibisse o uso duma bebida que, segundo disseram, tendia a degenerar os homens de família. Todavia, sua popularidade continuou a crescer progressivamente até que obteve a reputação de ser uma das bebidas quentes favoritas em de quase todo país de clima temperado ou frio.

Conquistas do Café

   Para atingir seu auge, o café teve primeiro de encontrar um clima melhor adaptado ao seu cultivo — quente e úmido, com outros requisitos essenciais tais como solo rico e arenoso em áreas elevadas e de temperatura contínua entre 15, 6 - 32, 2° C. Como já comentado, os holandeses o introduziram na América do Sul e eles, como os árabes antes deles, esforçaram-se de manter o café como segredo nacional.
   Foi somente em 1727 que um Oficial do Exército, Francisco de Melo Palhêta transportou secretamente as primeiras plantas de café da Guiana Francesa para o Brasil. Pouco compreendiam ele ou outros que grandes resultados aconteceriam desse ato. O Brasil é o principal exportador mundial.
   A colheita brasileira por árvore é surpreendente. A produção média anual de um cafeeiro brasileiro é cerca de 3 vezes mais do que de cafeeiros de outros países . Por que a diferença? É porque as árvores brasileiras podem produzir duas ou três safras por ano.

O Cafeeiro e Suas Bagas

   Em geral, os cafeeiros começam a dar fruto quando têm 3 anos e continuam produzindo ano após ano por até cinqüenta anos.
   As bagas são como pequenas azeitonas verdes de início. Mais tarde, transformam-se em vermelhas e, quando maduras, adquirem a cor vermelho escura, com superfície lisa e lustrosa. No estágio em que o fruto é vermelho, o espaço entre a semente e sua casca contém doce néctar que é verdadeiro deleite para o paladar.
Da direita para a esquerda:
 baga verde, baga vermelha e baga madura
   As bagas devem ser colhidas na época correta. Se não estiverem bem maduras, não terão sabor; se maduras demais, caem ao chão e se estragam. Uma vez começada a colheita de café, os trabalhadores empenham-se nela desde a manhã cedo até tarde da noite. Há boa razão para isto, visto que súbita chuva poderia estragar a colheita.
   Daí, as bagas são ensacadas e levadas às secadoras ou espalhadas à mão por áreas planas para secarem ao sol. Se o tempo fôr apropriado, de três a dez dias é tempo suficiente para completar a secagem. Quando já é possível romper as bagas à mão, é hora de serem colocadas numa máquina que retira as polpas.

Alguns Conselhos Úteis

   Por causa de sua capacidade de estimular, o café é não raro proscrito como bebida para os que sofrem de doenças cardíacas ou para as pessoas de temperamento muito nervoso (uma pessoa assim, que passa a tomar café como calmante, geralmente vicia nele, e o café passa a ter efeito contrário deixando a pessoa mais nervosa, estressada e ansiosa). Mas, até mesmo entre os de saúde normal deve haver consciência de que há a tendência de habituar-se a beber café. Alguns acham mais saudável beber café descafeinizado (certo estudo, diz que se um homem beber café antes de ter uma relação sexual, seus espermatozoides ficam mais agitados e é mais provável que a mulher engravide, assim se você não deseja ter filhos, talvez seja mais seguro não ter relações sexuais após beber café, ou beber café descafeinado — observação: alguns médicos acreditam nisso outros não).
   Se gosta de beber café, talvez ache vantagem comprar café torrado em grão, ao invés de café em pó embalado. Quando possível, é melhor pedir que moam os grãos de café em sua presença. Desta forma, pode estar seguro de obter café mais fresco e haverá menos probabilidade de ser tapeado pela mistura de outros ingredientes junto com o café — ingredientes tais como areia, milho, feijão, amendoim, ou sangue, para se mencionar apenas alguns.
   Uma prova simples da pureza do café em pó é lançar uma pitada de café em pó sobre uma chícara de água. Se o café for puro, o pó flutuará, visto que absorve água mui vagarosamente. Se o café contiver matéria estranha, o pó absorverá água rapidamente e mergulhará no fundo da xícara.
   Se devidamente protegido, o café torrado se mantém por dez a vinte dias sem perder seu sabor. Mas, quando exposto ao ar, quer torrado quer não, perderá seu aroma, sabor e cor. A umidade lhe dará um cheiro de mofo. Por tais razões, deve-se manter o café num lugar seco e em embalagens bem fechadas.

Muitos Usos do Café

   O sabor atraente do café pode deleitar o paladar em várias formas diferentes. Por exemplo, o café gelado com açúcar e uma rodela de limão é bem revigorante. Nos meses quentes do ano, o café gelado e o sorvete de café são muito populares. Alguns também usam o café como ingrediente daquele delicioso petisco — o bolo de café. No entanto, a forma mais popular, favorita de milhões em todo o mundo, ainda é o café simples ou o café com leite.



   Mas, os cientistas estão testando muitos outros usos do grão de café. Tem-se notado, por exemplo, que as cinzas de café constituem bom fertilizante. Também, desinfetantes e isolantes de paredes, pisos e tetos foram feitos de café. Pode-se produzir a glicerina do óleo de café, e o óleo do café pode ser usado em tintas, sabões e uma infinidade de outros produtos.
   Assim, o grão de café está tendo usos e mais usos. Mas, sua popularidade, como é natural, é principalmente como bebida. Será que há qualquer dúvida de que o café é a bebida favorita de milhões?

((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...