Pesquise no blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Comunicação entre humanos e cães - quanto eles nos entendem?

   Quem tem cachorro em casa sabe que eles são ótimos ouvintes. Mas, eles entendem quando falamos com eles? Um estudo húngaro conseguiu provar que quando os humanos falam de forma direta com os cães, eles são capazes de prestar atenção.
   A pesquisa acompanhou 16 cães adultos que foram dispostos numa sala de modo a assistir a um vídeo no qual um ator falava sobre dois vasos de flores que estavam ao seu lado. Enquanto os cachorros assistiam ao vídeo, uma câmera gravava os movimentos dos seus olhos para saber se eles eram capazes de seguir o homem quando ele se virava para um dos vasos.
   De repente o ator cumprimentou a plateia canina com um “Oi, cão” bem animado, dito de forma direta e com voz mais aguda. Depois, os cumprimentos foram feitos de forma menos direta, em voz baixa e com pouco contato visual.
   Ao final das observações, os pesquisadores sugeriram que os cachorros têm um tipo de entendimento social similar a bebês de um a dois anos de idade, ou seja, como os bebês, os cães só conseguem prestar atenção quando o contato é feito de modo direto, tipo olhos nos olhos. A pesquisa sugeriu, ainda, que nossos melhores amigos são providos de sensibilidade precoce, capazes de sentir quando o ser humano quer compartilhar uma informação.
   Quanto ao entendimento de palavras, outro estudo diz que os cães assimilam palavras, ou seja, eles podem entender que a palavra  "passeio" significa uma volta na vizinhança, ou no parque; que "veterinário" é o mesmo que injeção, ou termômetro; e que "carne" é um suculento pedaço macio recheado com um apetitoso osso. Mas eles não tem a capacidade de entender todas as palavras que falamos; apenas as mais usadas de forma direta com eles, em especial se usarmos um tom de voz diferente, especial. ((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...