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terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os Camelos das Montanhas

   Seu habitat é o alto dos Andes sul-americanos, nos desertos de pedra ou punas. A vicunha é selvática, muito prezada pelo seu pêlo, ao passo que o lhama é domesticado, genuíno navio do deserto. Têm aspecto bastante diferente da criatura que costumamos chamar de “camelo”, no entanto, ambos são verdadeiros camelos.
   O lhama é principalmente animal de carga, mas um animal de carga sem igual, pois pode carregar fardos pesados mesmo no ar pesado das altas montanhas, amiúde abaixo de zero e no meio de fortes ventos e nevascas uivantes. Todavia, não aceita nem um quilo a mais de carga do que deseja carregar. Os lhamas ficam gordos e lustrosos naquelas encostas despidas, onde não se pode ver nenhuma folha de grama e onde há apenas rocha e areia.
   Mas como sobrevivem? Habilmente procuram petiscos deliciosos (isto é, para eles), tais como líquem-das-renas, outros líquens e cactos, que conseguem em pastos incrivelmente escarpados.
   O lhama tem também equipamento especial, e precisa dele, pois alguns dos maiores caçadores do mundo animal vão atrás dele — a suçuarana e o jaguar. Os dedos macios e acolchoados dos pés, quase que como garras, permitem-lhe apegar-se às superfícies muito íngremes, como se tivesse copos de sucção em lugar de pés. Os próprios pés, muito soltos nas articulações, muitas vezes parecem desconjuntados, visto que se ajustam a todo ângulo e fenda.
   Uma vista comum, mas espantosa, é ver o rebanho de lhamas pastando em rocha aparentemente despida, tão íngreme que nem mesmo o índio nativo encontra apoio! Ainda outra vista emocionante é ver um único lhama atravessar saliências despidas ou andar através do gelo vítreo duma geleira, centenas de metros acima duma torrente impetuosa. Parece que um passo em falso, poderia lançar a criatura no abismo.
   A vicunha, por outro lado, não é mantida em rebanhos. É famosa pelos seus movimentos erráticos e rápidos, e pelos seus enormes pulos. A cerca de cinco mil metros acima do nível do mar, podem ser vistas correr com tal velocidade, que apenas se consegue ver a poeira que levantam, e depois parar instantaneamente. Podem dar saltos de até cinco metros, retorcer-se no ar, e, no momento em que seus pés tocam no solo, disparar como loucas em outra direção inteiramente diferente.
Às vezes se pode ver um rebanho de cinqüenta ou mais correr em círculo, dar saltos mortais para frente ou para trás, como que para proclamar a sua liberdade. Ao menor sinal de perigo, se desvanecem numa nuvem de poeira. Costumam se ferir ou morrer em quedas, apesar da ideia popular de que nunca dão um passo em falso.
   É interessante que as vicunhas voltam vez após vez ao mesmo lugar de pouso, mesmo que várias delas sejam mortas cada noite. Se presas, elas não tentam romper nem uma leve barreira de corda, que facilmente poderiam se desvencilhar!
   Seu pêlo valioso fez das vicunhas alvo especial dos caçadores. Um casaco de vicunha é tão fino e leve, que um manto de uns três metros quadrados pode ser dobrado e apertado num pacote de uns vinte e três por trinta e cinco centímetros, e não ter mais de dez centímetros de grossura — um pacote que pesa menos de dois quilos. Os governos do Peru e da Bolívia tiveram por fim de promulgar leis estritas para refrear a matança em massa destas criaturas amantes da liberdade. Uma postagem futura falará de outros habitantes das montanhas.

Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de julho de 1970 pp. 18-19

*Imagens: Google
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Designer cria monociclo elétrico para usuários fugirem do trânsito

O designer Chris Hoffman desenvolveu um novo conceito de transporte individual. Chamado "Ryno", trata-se de um monociclo elétrico que oferece mobilidade em grandes cidades, para fugir de congestionamentos e transtornos no trânsito.

Com um design moderno, a moto de uma roda tem lanternas dianteiras e um guidão para o usuário se apoiar. O veículo pode alcançar até 25 km por hora e percorrer 30 milhas sem parar.

O condutor opera o veículo sentado em um banco que fica acima do pneu com cerca de 63 centímetros espessura. Dessa forma, o motorista pode viajar de maneira rápida, como se estivesse numa motocicleta convencional, e ao mesmo tempo se sentir confortável enquanto conduz o veículo.

Hoffman afirma que o produto já está em fase de pré-produção, e vai custar US$ 25 mil dólares (cerca de R$ 42 mil reais). Os primeiros modelos chegarão ao continente Asiático no começo de 2012, e Europa e Estados Unidos podem esperar o equipamento até o final do mesmo ano.


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Tecnologia no banheiro: conheça alguns modelos de vasos e assentos inovadores

   A fabricante de louças e metais sanitários Toto, bastante conhecida no Japão e na Coréia do Sul, chegou ao Brasil com uma linha de produtos bastante inusitados, abusando da tecnologia.

   Pode parecer brincadeira, mas as "privadas inteligentes" possuem controle remoto, que ajustam a intensidade, temperatura (de 40°C a 60°C) e pressão da água e do ar, utilizados para limpar e secar as partes íntimas. 

   Fora os recursos de higiene dos usuários, os assentos ainda abrem e fecham sozinhos, são aquecidos e possuem desodorizador e ionizador de ar, que não deixa o odor se espalhar pelo ambiente. E, para aqueles que querem relaxar durante os minutinhos de privacidade no banheiro, um dos assentos da linha ainda oferece um sistema de massagem.

   Já as bacias sanitárias possuem uma solução que previne a aderência de qualquer sujeira à louça. Trata-se de uma camada de esmalte aplicada à superfície que dispensa a utilização de produtos químicos. Chamada de SanaGloss, a tecnologia baseada em micropartículas previne o acúmulo de mofo, calcário e detritos. Ou seja, ao dar a descarga a louça estará limpa e livre de qualquer bactéria, uma vez que não permite a permanência de resíduos na cerâmica.

   Mas se você gostou da novidade, é bom preparar o bolso: as tampas saem por volta de R$ 6.600 e as cubas custam a partir de R$ 875. Apesar do preço mais salgado, a maioria dos domicílios japoneses e sul-coreanos já possui banheiros bastante "tecnológicos".

   Para saber como os vasos sanitários "do futuro" funcionam, assista ao vídeo explicativo abaixo.




Fonte: Olhar Digital ((•)) Ouça este artigo

Detecção e reconhecimento facial começam a chegar aos smartphones

   O próximo passo para os smartphones e para o uso das redes sociais deve ser o reconhecimento facial. Pelo menos é o que aponta uma experiência que está sendo feita em Chicago, nos Estados Unidos e usa um software de detecção facial para celulares em bares da cidade, de acordo com o The New York Times.

   O SceneTap está sendo usado em mais de 50 bares em Chicago e funciona da seguinte maneira: ele detecta o rosto de cada pessoa presente no ambiente e posta informações sobre a possível média de idade dos frequentadores do local, além da proporção entre homens e mulheres. Assim, possíveis consumidores podem escolher o bar que se encaixa melhor nas suas preferências.

   O aplicativo apenas detecta o rosto - ele não identifica. Assim, não sabe exatamente quem é aquela pessoa, mas sim as suas características. O desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial, em conjunto com a já desenvolvida tecnologia de detecção, podem ser a próxima tendência em smartphones e marketing personalizado.

   Outras empresas já apostam em tecnologias similares para o marketing. A Immersive Labs desenvolveu um software que identifica pessoas que passam por placas de publicidade em Nova York e detecta a possível idade, sexo e nível de atenção ao cruzar com o anúncio publicitário. Com isso, a empresa espera conseguir criar um outdoor que mostre o anúncio de acordo com quem está vendo - um homem pode se interessar mais por lâminas de barbear do que por absorventes, por exemplo.

   Um problema que a tecnologia pode enfrentar no futuro é em relação à privacidade. Reconhecer o rosto de uma pessoa e possivelmente ter acesso a informações sobre ela não é algo que deve ser bem visto por grande parte da sociedade.

   As tecnologias de detecção e reconhecimento facial ainda precisam de muito desenvolvimento para começarem a ser usadas em grande escala. Por enquanto apenas algumas ações específicas usam as técnicas, que devem começar a ganhar mais destaque nos próximos anos. ((•)) Ouça este artigo

Rapaz recria carro do Google Street View usando Lego - e ele funciona!

   O Lego Street View, feito com as peças de brinquedo, sai pelas ruas tirando fotos como se fosse um carro de verdade


   Mark Crosbie é um fã do Google Street View e, para mostrar sua admiração pelo serviço, criou seu próprio carro com capacidade de tirar fotos das ruas. A grande sacada do rapaz foi que a sua versão do carro do Google Street View não é como as que estão nas ruas de grandes cidades do mundo, e sim uma feita com peças de Lego.
   O rapaz usou peças da linha Lego Mindstorms NXT para fazer o motor do carro e colocou um iPhone nele para tirar as fotos, tudo isso junto com um sensor de GPS para ajudar o veículo a se locomover e guardar a localização de todos os pontos que ele visitou. As fotos tiradas pelo carro são enviadas automaticamente para o PhotoStream de Crosbie. 
   O carro ainda tem muito o que evoluir, de acordo com Crosbie. Nas próximas versões ele pretende adicionar uma maneira de transmitir os videos feitos pelo veículo via streaming, assim como ele estuda no momento uma forma do carro se locomover por conta própria.
   O vídeo mostra algumas das principais características e mostra o Lego Street View em movimento.


Fonte: Olhar Digital ((•)) Ouça este artigo

Pesquisa revela que quem compra pelo iPad gasta mais

   Aos lojistas online e donos de e-commerce, vai uma dica: desenvolva um aplicativo de sua loja para o iPad. Isso porque, segundo informações do IBM Coremetrics, usuários do iPad tendem a gastar mais em compras online quando visitam suas lojas favoritas através do tablet da Apple.

   "O iPad é convergente - isso significa que eles [os usuários] estão gastando mais - quase o dobro do que outros usuários móveis", disse o chefe de estratégia do Coremetrics, John Squire. "Eles não só compram com maior frequência do que outros sistemas (Android, principalmente, mas até mesmo o iPhone), mas também gastam mais do que o usuário comum de PC", completa.

   Os números da pesquisa indicam que usuários de PC já estão "migrando" para versões móveis de lojas online. Pela previsão da IBM, 15% dos usuários que fizerem login em alguma rede de e-commerce, o farão pelo tablet. Em outubro, 11% dos compradores online fizeram aquisições através de algum dispositivo móvel - uma alta de 6,8% em relação ao mesmo período em 2010.

   E você? Já comprou algo via iPad? Conte como foi nos comentários abaixo.


Fonte: www.olhardigital.com.br ((•)) Ouça este artigo

Empresa japonesa NSK desenvolve cão-guia robótico controlado por Kinect

   Desde seu lançamento, o Kinect, da Microsoft, tem encontrado diversas formas para divertir os usuários não só no universo dos videogames, mas também em pagamentos bancários, apresentações de slide e outras funcionalidades. E mais uma vem por aí!

   A empresa japonesa NSK construiu um robô que tem o objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual. Os futuros cães-guia robóticos para cegos são controlados pelo Kinect, e vão avaliar e compreender a segurança do ambiente percorrido pelo seus donos - os humanos.

   O último protótipo criado já está em atividade na Universidade de Eletro-Comunicações (Japão), mas o projeto existe há seis anos. Esta é a terceira e mais avançada versão de testes do robô.

   O cão-guia robótico é ativado quando o condutor pressiona uma alça acoplada à maquina. Assim, ele sabe que o usuário está pronto para começar a caminhada. Em seguida, por meio de uma voz feminina computadorizada, o quadrúpede avisa ao indivíduo os detalhes do local a ser percorrido, como também reagir a comandos a fim de evitar impactos. Além disso, o robô pode caminhar por superfícies planas, subir e descer escadas e ultrapassar eventuais obstáculos.

   As patas do cão-guia se movimentam de forma semelhante a um cão de verdade, foram equipadas com sensores que evitam caminhos com buracos e possibilidades de fortes quedas.

   De acordo com a NSK, serão incluídos novos recursos aos futuros robôs, entre eles, comandos de voz e um navegador GPS. O projeto, porém, ainda está em fase inicial de testes, e o lançamento comercial do cão-guia eletrônico deve ocorrer após 2020. 


Fonte: www.olhardigital.com.br ((•)) Ouça este artigo
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