Pesquise no blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

A roupa de casamento


   Interessante costume que certa vez prevalecia no Oriente Médio esclarece as palavras de Jesus na Bíblia em Mateus capítulo 22, versículos do 11 ao 13, onde ele fala de os convidados a um casamento receberem roupas de casamento. Antes de a influência ocidental modificar certos costumes, os viajantes nas terras bíblicas relataram que recebiam roupas de casamento quando compareciam a festas de casamento. Tais roupas eram longos mantos com mangas soltas para pôr por cima de suas vestes.
   Certo nativo sírio relata que o pai do noivo fornecia tais roupas que eram feitas de material barato, porém de cores alegres. Fazia-se isto prevendo-se o caso de algum homem pobre vir sem ter a roupa apropriada para adornar-se. Se qualquer conviva deixasse de colocar esta roupa, o governador da festa podia repreendê-lo.

Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de abril de 1971 p. 31

   Então podemos ver que não é de hoje que em casamentos gasta-se dinheiro para a cerimônia... Você é de algum país oriental, ou conhece alguém que seja? Pode nos dizer se onde você mora, ou onde mora seu conhecido no Oriente, ainda tem esse costume? Obrigado. Você que não é do Oriente, já conhecia esse costume? Se ainda não conhecia, nos diga, o que achou? Pode entender agora o relato bíblico de Mateus que foi considerado?

((•)) Ouça este artigo

Como funcionam nossos músculos? - O mistério da Criação

   NOSSOS músculos, que usamos de tantas formas e para tantas finalidades, costumam ser considerados coisas corriqueiras por nós — até fazermos algo que os deixem doloridos. Mas, o que sabe sobre o seu funcionamento?
   O Professor Ville, da Universidade de Harvard, declarou em seu livro Biology: “Os fisiólogos e bioquímicos têm tentado por muitos anos solucionar o problema de como um músculo consegue exercer uma tração, mas os reais eventos químicos e físicos que ocorrem na contração muscular ainda são questão de conjectura, antes que fato estabelecido.” Mas, muitas coisas interessantes foram aprendidas.

Características dos Músculos

   Os músculos se acham entre as coisas que põem o homem e os animais à parte da maioria das plantas no sentido de que tornam possível a mobilidade. E não só os músculos nos habilitam a ficar de pé e fazer muitas coisas com as mãos, mas, muitas das funções vitais de nossos corpos dependem grandemente de nossos músculos. Respirar, a circulação do sangue, a digestão, a excreção e a reprodução, todas dependem de nossos músculos, que totalizam 600 ou mais.
   Os músculos representam de 40 a 50 por cento do peso do corpo Consistem em cerca de 75 por cento de água, 20 por cento de proteína, 2 por cento de gordura, bem como em vários tipos de minerais ou sais. Os músculos variam em comprimento, de cerca de três milímetros, no ouvido interno, a quarenta e cinco centímetros ou mais, nas pernas. Talvez os músculos mais diminutos sejam os que fazem com que nossos cabelos fiquem eriçados quando ficamos com medo, ou que nos provoquem arrepios quando trememos de frio. Alguns de nossos músculos podem contrair-se e descontrair-se numa fração de segundo. Os músculos de certos insetos conseguem mover-se ou vibrar a fantásticas taxas — de 55 vezes por segundo, no caso de alguns besouros, a até 1.046 vezes por segundo (maruim, diminuto inseto).

Três Tipos de Músculos

De cima para baixo:
Célula muscular cardíaca
Célula muscular esquelética (voluntários)
Célula muscular lisa (involuntários)
   Há três tipos de músculos em nossos corpos: (1) Músculos voluntários, que incluem os músculos do esqueleto e da face; (2) músculos ‘involuntários, que se acham entre os músculos nos vasos sangüíneos, intestinos, estômago, vesícula e útero, e (3) o músculo cardíaco.
   Os músculos voluntários são também denominados “estriados” ou listrados, porque, ao microscópio, apresentam listras alternadas claras e escuras, ou estrias que correm transversalmente. A maioria de tais músculos são compridos e estreitos, como nos braços e nas pernas; outros, porém, são laminados, como os do abdômen e das costas. Os músculos voluntários são dotados de rica reserva nervosa e sangüínea de modo que possam cumprir seu propósito. Alguns, tais como os músculos respiratórios, pode-se dizer que são tanto voluntários como involuntários. Usamo-los voluntariamente quando tomamos fôlego profundo, mas, na maior parte do tempo, e especialmente quando dormimos, trabalham sem qualquer decisão de nossa parte.
   O músculo do coração tem um tipo especial de construção, tornando-o o músculo mais forte no homem. Na mulher, apenas o músculo do útero, necessário para expelir um bebê que nasça, é mais forte, segundo os médicos. O músculo cardíaco é construído segundo o modelo do músculo voluntário, mas funciona como músculo involuntário.

Ação Muscular

   Os músculos voluntários ou esqueléticos, que se prendem por meio de  tendões ou nervos aos ossos, realmente servem como pontes das juntas. É o grupo de músculos entre o cotovelo e o ombro que move o antebraço, assim como é o grupo muscular entre o cotovelo e o pulso que move a mão. Um grupo? Sim, é necessário um grupo para tornar possível os diferentes tipos de movimento, e isso por meio dos tendões. Os tendões, contudo, não devem ser confundidos com os ligamentos que ligam um osso ao outro e que não podem estender-se. Quando os ligamentos são distendidos, há dolorosa torcedura. Quanto à própria ação muscular, há apenas dois tipos que os músculos podem realizar: Podem (1) puxar, contrair-se ou ficar tensos e (2) descontrair-se. Nunca podem empurrar.
   Um músculo consiste em fibras revestidas cujos diâmetros podem variar de 1/250 a 1/2500 de uma polegada, e podem ter o comprimento total do músculo. As fibras são feitas de elementos paralelos, de 1/25.000 avos duma polegada em diâmetro e estas, por sua vez, consistem em filamentos paralelos de actina e miosisa. Parece que a chave para a ação muscular se acha nestes filamentos de actina e miosina. Entende-se agora que, quando um músculo se contrai, um destes desliza pelo outro.
   A atividade muscular consome oxigênio e nitrogênio, provocando uma demanda dos mesmos do sangue, e, ao mesmo tempo, resulta num aumento dos produtos residuais, a saber, o bióxido de carbono e o ácido láctico, que é transportado pelo sangue. É a presença do ácido láctico no músculo que faz com que a pessoa se sinta cansada. A corrente sangüínea serve tanto para alimentar os músculos como para transportar seus produtos residuais e faz isso sem confundir os dois. Ao passo que se conhece pelo menos isso, o que precisa ainda ser entendido é exatamente como a força nervosa consegue transformar os produtos do metabolismo alimentar estocados no músculo em energia mecânica. Isso ainda constitui grande mistério para o homem.

Tono Muscular

   Nossos músculos voluntários jamais ficam completamente descontraídos. Há sempre leve tensão ou “tono”, e esta tensão torna possível que os músculos entrem prontamente em ação. Tanto a rapidez de movimento como a suavidade de movimento dependem deste tono muscular. Vê-se a prova do tono quando um tendão, que prende um músculo a um osso, é cortado. O músculo se retrai.
No entanto, o tono muscular não é conseguido pelo músculo inteiro ficar sempre um tanto tenso.
   As fibras musculares trabalham em revezamento. É por isso que podemos manter a boa postura por longo tempo sem ficar cansados demais. Certa dose desta atividade ou tono muscular é necessária quando nos sentamos eretos. Ficar em pé exige ainda mais dela. E, quando se trata de andar, a coordenação de muitos músculos mais se acha envolvida. Não é de admirar que uma criança precise de muito tempo e esforço para aprender a andar.

Cuide Bem de Seus Músculos

   O Criador não só deu ao homem centenas de músculos maravilhosos, mas também ordenou que o primeiro homem ‘cultivasse e tomasse conta’ do jardim do Éden. Isso exigia que o homem usasse seus músculos. O homem tinha um trabalho essencial a fazer que o auxiliava a manter-se em excelente condição física. O Criador não fez o homem para uma vida de preguiça. Com efeito, um dos maiores inimigos dos músculos fortes e saudáveis é a preguiça. — Gênesis, capítulo 2, versículo 15.
   Se a ocupação diária da pessoa não lhe fornecer o necessário exercício, deve-se manter alerta quanto a preservar seus músculos em boas condições de algum outro modo. Subir escadas ao invés de sempre andar de “elevador” pode ser de grande ajuda; também, andar sempre que possível, ao invés de usar o carro da família ou o transporte público. Exercícios de flexão dos braços ou corridas a passo lento também lhe podem fazer muito bem.
   De mãos dadas com o exercício suficiente andam o descanso e o sono suficientes. Em especial, é de ajuda aprender a trabalhar de forma descontraída, ao invés de sempre apressada e tensa. A tensão desnecessária prejudica tanto os nervos como os músculos.
   Também é importante certificar-se de que os músculos obtenham a espécie certa de alimento. Isso significa, entre muitas outras coisas, certificar-se de obter suficientes vitaminas e sais minerais por escolher alimentos não-refinados e comer bastantes frutas e legumes, sempre que for prático, em forma crua.
   O que pode ser feito quanto à fadiga, espasmos e coisas semelhantes? Compressas quentes e úmidas e massagens se acham entre os melhores remédios, embora certos alimentos também ajudem. E, naturalmente o descanso é o melhor tratamento de todos. Se continuarem os espasmos, as cãibras ou dores agudas, seria sábio consultar um médico, em especial se não estiverem localizadas nos membros.
Não se deve desperceber os fatores psicossomáticos. Se os músculos duma pessoa sentem cansaço a todo o tempo, embora ela tenha suficiente descanso e coma o alimento da espécie correta, problema talvez bem que poderá ser psicossomático, ou seja, o efeito da mente e das emoções sobre o corpo. Não é sem boa razão que a Bíblia diz: “O coração alegre faz bem como alguém que cura, mas o espírito abatido resseca os ossos” — e, poderia se acrescentar, torna cansados os músculos. — Provérbios capítulo 17, versículo 22.
   Nossos músculos são deveras uma maravilha, mas os detalhes de como operam ainda é um mistério. No entanto, o que sabemos deles, deve ajudar-nos a cuidar bem deles.

Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de abril de 1971 p. 20-23

*Imagens: Google

   Gostou desse artigo? Comente! Tem algo que está no artigo que você já sabia? Ou tem algo que não sabia? Mova seus músculos dos braços e das mãos e responda!

((•)) Ouça este artigo

Mudanças no futebol - veja o que pode mudar a partir desse ano



   A tecnologia da linha do gol foi aprovada em votação inicial pelos legisladores do futebol no começo de março e poderá ser usada pela primeira vez no Mundial de Clubes da FIFA no Japão no fim do ano.
   Os oito integrantes da International Football Association Board (IFAB) afirmaram que os sistemas de duas empresas, a britânica Hawk-Eye e a alemã GoalRef, passarão por testes mais adiante antes da decisão final na reunião da entidade em Kiev, no dia 2 de julho.
   A IFAB, composta por quatro representantes da FIFA e quatro das federações britânicas, também concordaram em rever a decisão de 2007 e agora permitirão que as futebolistas islâmicas usem o hijab, ou véu, quando jogarem. A decisão também será submetida a testes antes da decisão em 2 de julho.
   Outras propostas da FIFA, como permitir uma quarta substituição na prorrogação em partidas da Copa do Mundo, foi retirada, enquanto outras discussões serão realizadas em relação à "tripla punição" quando um jogador comete pênalti, é expulso e recebe suspensão quando evita uma chance clara de gol.
   A IFAB também aprovou o uso do spray, usado para marcar o ponto exato no qual a barreira deve ficar (9,15 metros) nas cobranças de falta. Além disso, permitiu que jogadores substituídos possam voltar a acampo em partidas amadoras e de veteranos.
   Você concorda com essas mudanças? Sim? Quais e porque? Não? Porque? ((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...