Pesquise no blog

sábado, 12 de novembro de 2011

A internet inteira tem o peso de um... morango?!?

   Você sabe quanto pesa a internet? Parece impossível, mas a equipe de um canal de ciências no YouTube, chamado Vsauce, conseguiu chegar a um resultado: 50 gramas, ou o peso equivalente a um morango.

   De acordo com o Daily Mail, esse número é o resultado do peso de todos os elétrons necessários para fazer a internet funcionar, ou seja, é o peso dos 75 a 100 milhões de servidores que a suporta, sem incluir os PCs. Se colocarmos os computadores pessoais na conta, o peso triplica. Mas, se contarmos apenas a informação que está armazenada na web, chegamos a um grão de areia. 

   Michael Stevens, um dos responsáveis pela matemática, calculou o peso usando a estimativa de Eric Schmidt, presidente do conselho do Google. O executivo acredita que a internet possui cerca de 5 milhões de terabytes de informação. Então, ao cruzar essa informação com a quantidade de elétrons necessários para formar um único byte, foi fácil chegar a uma conclusão.  

   Apesar do cálculo parecer coerente, ainda assim é extremamente difícil garantir qual é o peso exato da internet. Se quiser saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo


Fonte: www.olhardigital.com.br ((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...