Pesquise no blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Filhos on-line — o que os pais podem fazer

   COMO pai ou mãe, o que lhe causaria mais apreensão: saber que seu filho tem a chave do carro ou saber que ele tem acesso irrestrito à internet? As duas coisas envolvem certa medida de perigo. E ambas requerem um certo grau de responsabilidade. Os pais não podem impedir para sempre que seus filhos dirijam, mas podem se certificar de que os filhos aprendam a dirigir com segurança. Muitos pais fazem algo similar no que diz respeito ao uso da internet. Os seguintes princípios bíblicos serão de ajuda.
   “O argucioso agirá com conhecimento.” (Provérbios 13:16) Pais cujos filhos acessam a internet precisam ter uma noção de como ela funciona e do que está envolvido em os filhos trocar mensagens instantâneas, navegar pela internet ou fazer outras coisas on-line. “Não pense que é velho demais ou que não tem instrução suficiente para aprender”, diz Marshay, uma mulher com dois filhos. “Acompanhe os avanços tecnológicos.”
   “Você deve colocar uma grade em volta do seu terraço, para que ninguém caia de lá.” (Deuteronômio 22:8, The Amplified Bible) Provedores de acesso à internet e programas de computador podem oferecer aos pais recursos que servem como “grades” para bloquear pop-ups impróprios e sites prejudiciais. Alguns programas podem até ajudar a impedir que os filhos revelem informações pessoais, como nome e endereço. Deve-se reconhecer, porém, que esses recursos não são infalíveis. Além disso, ao ficarem mais velhas, muitas crianças que entendem bem de computadores aprendem a burlá-los.
   “Quem se isola procurará o seu próprio desejo egoísta; estourará contra toda a sabedoria prática.” (Provérbios 18:1) Um estudo realizado no Reino Unido revelou que praticamente 1 em cada 5 jovens entre 9 e 19 anos tem acesso à internet em seu quarto. Deixar o computador em uma área movimentada da casa ajuda os pais a supervisionar o que os filhos fazem na internet e pode inibir os filhos de acessar sites impróprios.
   “Mantende estrita vigilância para não andardes como néscios, mas como sábios, comprando para vós todo o tempo oportuno, porque os dias são iníquos.” (Efésios 5:15, 16) Decida os horários em que os filhos podem usar a internet, quanto tempo podem ficar on-line e o tipo de sites que podem e que não podem visitar. Explique essas regras a seus filhos e certifique-se de que eles as entendam.
   É claro que não é possível controlar o que os filhos fazem quando eles não estão em casa. Por isso, é importante incutir bons valores neles de modo que tomem decisões sábias quando você não está por perto. (Filipenses 2:12) Deixe claro quais serão as conseqüências se as regras quanto ao uso da internet forem violadas. Daí faça com que essas regras sejam cumpridas.
   ‘A boa mãe vigia os andamentos dos da sua casa.’ (Provérbios 31:27) Faça verificações periódicas do que seus filhos fazem na internet e avise-os que você fará isso. Não pense que isso é invasão de privacidade. Lembre-se de que a internet é um ambiente público. O FBI, nos Estados Unidos, recomenda que os pais tenham acesso às contas de internet dos filhos e que aleatoriamente verifiquem os e-mails e os sites que eles visitam.
   “Guardar-te-á o próprio raciocínio, resguardar-te-á o próprio discernimento, para livrar-te do mau caminho, do homem que fala perversidades.” (Provérbios 2:11, 12) Supervisionar e verificar o que seus filhos fazem na internet os protegerá só até certo ponto. De muito maior proteção para seus filhos serão os valores que você ensina e o exemplo que você dá. Assim, tire tempo para conversar com eles sobre o que pode acontecer na internet. Manter uma comunicação aberta com seus filhos é a melhor defesa contra os perigos “on-line”. “Conversávamos com nossos dois filhos sobre pessoas ‘más’ na internet”, diz Tom, um pai cristão. “Também explicávamos o que é pornografia, por que deve ser evitada, e por que eles nunca deveriam se comunicar com estranhos.”

Você pode proteger seus filhos

   Exige esforço proteger os filhos dos perigos on-line, especialmente porque sempre surgem novas maneiras de acessar a internet. Essas novas tecnologias podem trazer aos filhos vantagens únicas, mas também riscos sem precedentes. Como preparar os filhos para esses perigos? “A sabedoria é para proteção, assim como o dinheiro é para proteção”, diz a Bíblia. — Eclesiastes 7:12.
   Ajude seus filhos a serem sábios. Ajude-os também a entender como evitar os perigos da internet e a usá-la com responsabilidade. Dessa forma, ela será uma ferramenta útil que não ameaçará a segurança deles.

Fonte: Revista Despertai! de outubro de 2008 pp. 8-9
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...