Pesquise no blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como ter contentamento?

" O contentamento transforma os pobres em ricos; o descontentamento transforma os ricos em pobres."

Benjamim Franklin

   Em harmonia com esse provérbio, muitos chegaram à conclusão que o contentamento - um sentimento íntimo de satisfação - não pode ser comprado. Mas é possível tê-lo. O contentamento é um segredo para quem nunca fez nada para alcançá-lo, mas é algo que se pode aprender a ter. Convido você a considerar cinco segredos para ter contentamento, encontrados na Palavra de Deus, a Bíblia (caso queira pode consultar a Bíblia no site www.watchtower.org).

Segredo 1 - Ame as pessoas, não o dinheiro e os bens materiais

   Imite a Jesus e aprenda a amar as pessoas mais do que as coisas. Jesus estava disposto a abrir mão de tudo o que tinha - até mesmo de sua vida - por amor às pessoas. Ele disse: Há mais felicidade em dar do que há em receber" (Bíblia em Atos capítulo 20, versículo 35). Se criarmos o hábito de dar de nosso tempo e recursos a outros, as pessoas farão o mesmo por nós. Jesus disse: Praticai o dar e dar-vos-ão (Bíblia em Lucas capítulo 6, versículo 38). Os que se empenham em obter dinheiro e bens causam a si mesmos dor e sofrimento. Por outro lado o verdadeiro contentamento vem de amar e ser amado.

Segredo 2 - Resista a tendência de se comparar com outros

   Tente ver a si mesmo como Deus o vê. Permita que o ponto de vista dele influencie seu senso de valor próprio. " O mero hoemem vê o que aparece aos olhos, mas quanto a Jeová (Deus), ele vê o que o coração é" (Bíblia em 1ª Samuel capítulo 16, versículo 7). Jeová mede o valor que você tem, não por compará-lo com outras pessoas, mas por ler seu coração e examinar seus pensamentos, sentimentos e intenções. Ele entende suas limitações e o incentiva a respeitá-las também. Se você medir seu valor por se comparar com outros acabará ficando orgulhoso ou sempre descontente. Portanto, aceite modestamente o fato de que você nem sempre será o melhor em tudo o que fizer.

Segredo 3 - Mostre gratidão

   Tire tempo para meditar nas coisas boas que você tem. Pense no que outros fazem para audar você e expresse gratidão por isso. Algumas pessoas só reconhecem o valor da família, dos amigos, ou de outras bençãos depois que os perdem. Você pode evitar essa triste consequência por refletir nas coisas que você tem. O que acha de fazer uma lista mental ou escrita das coisas pelas quais se sente grato? Visto que no fim das contas "toda boa dádiva vem de Deus" (Bíblia em Tiago capítulo 1, versículo 17), é apropriado expressar nossa gratidão a ele em oração. Fazer isso regularmente pode nos ajudar a sempre mostrar gratidão e a cultivar contentamento.

Segredo 4 - Escolha bem seus amigos

   Analise suas conversas com seus amigos. Será que eles vivem se gabando do que têm ou estão sempre reclamando do que não tem? E que tipo de amigo você é para eles? Você faz ou diz coisas que os levem a inveá-lo, ou os incentiva a estar contentes com o que tem? Você precisa de amigos que procuram se contentar com o que têm e que só querem o melhor pra você. É claro que para atrair amigos desse tipo, você também precisa demonstrar essa mesmas qualidades - Bíblia em Filipenses capítulo 2, versículos 3 e 4.

Segredo 5 - Satisfaça sua necessidade espiritual

   Analise as evidências de que Deus existe. Não permita que ninguém o desanime de procurar respostas a perguntas importantes, como: Porque estamos aqui? Existe vida após a morte? Porque há tanto sofrimento? O que Deus requer de nós? Encontrar respostas satisfatórias a essas perguntas é essencial para você ter verdadeiro contentamento. No entanto, não acredite cegamente no que outros dizem. A Bíblia em Romanos capítulo 12, verspiculos 1 e 2, o incentiva a usar sua "faculdade de racíocinio" para provar a si mesmo o que é aceitável a Deus. Seus esforços valerão a pena. Se você tirar tempo para estudar a Bíblia e aplicar seus conselhos práticos, evitará problemas, diminuirá sua ansiedade e terá mais prazer na vida. Isso não é uma ilusão. Ao perceber que os conselhos sábios da Bíblia estão lhe beneficiando, sua devoção à Deus aumentará. Que acha de estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová? Se fizer isso é bem provável que concorde com o apóstolo Paulo, que escreveu em 1ª Timóteo capítulo 6, versículo 6: "É meio de grande ganho, esta devoção piedosa junto com contentamento."

   Fonte: Revista A Sentinela de 1º de novembro de 2010

   Para ter um estudo bíblico com as Testemunhas de Jeová, entre no site www.watchtower.org ou contacte-as quando passarem pregando em sua casa.
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...