Pesquise no blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As ovelhas conhecem a voz de seu pastor

   O SEGUINTE relatório sobre o pastoreio no Oriente Médio lança interessante luz sobre a ilustração de Jesus que está na Bíblia em João capítulo 10, versículos 2-5, em que fala das ovelhas como conhecendo a voz do seu pastor e de lhes serem dados nomes:
   “O pastor moderno . . . tem prodigiosa memória, a qual retém o nome de cada ovelha. Os rebanhos às vezes contêm várias centenas, e, assim mesmo, cada uma tem um nome e o pastor o conhece, e chama cada ovelha pelo seu devido nome. . . . [Certo observador] diz ter observado pastores com ovelhas sobre as encostas do Monte Hermom: ‘Cada pastor . . . treina suas ovelhas para responderem à sua chamada, para irem em ordem, de duas em duas ou de quatro em quatro, em linha reta ou em círculos; uma de um círculo externo num rebanho de mil virá quando se chama o seu nome.’ É a voz do pastor que a ovelha reconhece.
   “Um estranho certa vez declarou a um pastor sírio que as ovelhas conheciam a roupa e não a voz de seu amo. O pastor disse que era a voz que elas conheciam. Para provar isto, trocou de roupa com o estranho, que se meteu entre as ovelhas com a roupa do pastor, chamando as ovelhas imitando a voz do pastor, e tentando guiá-las. Elas não reconheceram sua voz, mas, quando o pastor as chamou, embora estivesse disfarçado, as ovelhas correram de imediato em resposta à sua chamada.” — Orientalisms in Bible Lands, de E. W. Rice, págs. 159-161.

Texto baseado na Revista Despertai! de 22 de julho de 1970 p. 23

*Imagem: Google


   Veja também: O pastor amoroso
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...