Pesquise no blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aquarismo ou Aquarilofilia

   
   Trata-se da prática de criar peixes, plantas ou outros organismos aquáticos, em recipientes de vidro, acrílico ou plástico conhecidos como aquários; ou em tanques naturais ou artificiais para enfeitar um ambiente ou para estudar os organismos. É diferente da piscicultura ou aquacultura, porque essa última tem por objetivo reproduzir organismos aquáticos. 


Tipos de aquários

Symphysodon aequifasciata
   Existem os de água doce e os de água salgada. E a separação por características, por exemplo, aquários comunitários (onde vivem várias espécies diferentes de organismos, principalmente peixes); aquários de cardumes (grande número de peixes de uma única espécie ou gênero); e etc.

Cuidados necessários para manter um aquário

   É preciso estar atento a alguns cuidados: filtração, iluminação e a manutenção dos parâmetros de água (dentro de um aquário existem medidas para se por peixes ou organismos, cada peixe, e cada orgaismos necessita de uma quantidade específica de água para sobreviver, esse quantidade de água e a temperatura são chamados de parâmetros de água).

Carpa
*Temperatura: Algo de extrema importância que não pode ser negligenciado.  Por exemplo, Discus (Symphysodon aequifasciata) tem baixa tolerância a temperaturas menores que 28 ºC (ou seja a maioria dos Discus que ficam a menos de 28 ºC morrem), já as carpas sobrevivem a até 4 ºC, isso acontece porque peixes são pecilotermos, ou seja, seu metabolismo muda conforme a temperatura, mas a pecilotermia tem limites.
   Portanto, se você cria peixes ou organismos aquáticos esteja atento a filtração, iluminação e manutenção dos parâmetros da água, e refresque a cuca, observando essas maravilhosas criações de Jeová Deus - Bíblia em Romanos, capítulo 1, versículo 20.
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...