Pesquise no blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Andropausa ("menopausa" do homem)

   A queda de produção hormonal no homem, que marca o início da andropausa, pode desencadear sintomas como vertigem, apatia, alterações do humor, diminuição da resistência física, distúrbio do sono, redução da libido, e predisposição para doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer de próstata. O acompanhamento médico regular seguido por exames preventivos ainda é o melhor remédio, especialmente em quem já tem diabetes ou outras doenças crônicas, sendo elas endócrinas ou não. Os resultados do tratamento - baseado na reposição dos hormônios (algo preciso e que não significa falta de masculinidade) - são melhores quando o desequilíbrio hormonal é identificado logo no início.

  Um estágio na vida
A andropausa não é o fim da vida produtiva do homem — é apenas o fim de sua vida reprodutiva. Não hesite em procurar o médico nem em fazer a reposição hormonal, você vai continuar sendo homem durante a reposição hormonal e depois dela, de uma maneira mais fácil para você e sua família.

Membros da família podem ajudar
O homem na andropausa precisa de compreensão emocional e de ajuda prática (o que inclui incentivá-lo a ir ao médico, certificando-se de que ele vá, levando ele se preciso). A família compreensiva reconhecerá que ele já não pode mais manter o mesmo ritmo. Compassivamente, colocará as necessidades dele acima das suas próprias. (Bíblia em Filipenses capítulo 2, versículo 4) Poderá sugerir comer fora de vez em quando, ou de outra maneira quebrar agradavelmente a rotina diária. Evitará ao máximo os desacordos, e apoiará os empenhos dele em manter bons hábitos de alimentação.
   Devem ser discernidores e reconhecer que esse não é um período para implicar a respeito de coisas pessoais (vaidade ou desleixo por exemplo); fazer um genuíno esforço de entender a razão das oscilações emocionais de seu marido ou pai. Precisam reconhecer a necessidade que ele tem de momentos de privacidade. Mostrar sensibilidade ao estado de ânimo do pai é uma reanimadora mensagem de que eles realmente se importam com ele. Por outro lado, zombar a respeito da natureza imprevisível do pai apenas agravará a situação. Faça perguntas apropriadas para entender melhor o que está acontecendo, e ajude nos afazeres domésticos sem precisar ser solicitado. Estas são apenas algumas das maneiras de dar apoio ao pai neste estágio da vida dele.
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...