Pesquise no blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Tecnologia de Israel é usada no Pacaembu

   

   Para tentar diminuir a violência do futebol, ao menos nos estádios, a Federação Paulista, em conjunto com a Polícia Militar de São Paulo, começou no dia 25 de março a testar um moderno sistema de monitoramento de estádios.    Por meio de um software israelense de biometria facial, o torcedor tem seu rosto registrado na chegada e passa a ter seu comportamento na arquibancada vigiado à distância por meio do zoom de câmeras de alta definição. O sistema é semelhante a alguns já implantados em estádios europeus. Antes do jogo de 25 de março, ele já tinha sido utilizado em três partidas este ano (Corinthians x São Paulo, Palmeiras x Ajax e Palmeiras x Oeste), com apoio da Federação Paulista de Futebol e da Polícia Militar.
   A biometria, utilizada também em grandes eventos, aeroportos e até na fronteira de Israel, é capaz de identificar o torcedor que se envolveu em uma confusão por meio de um vídeo.
   A intenção é que, em posse de imagens ao vivo ou gravadas de eventuais confusões – não apenas brigas, mas também roubo de carteiras, uso de drogas –, a polícia construa uma base de dados com torcedores problemáticos reconhecidos a partir de biometria facial. Todas as pessoas são registradas por câmeras de 2 megapixels na entrada e vigiadas com nitidez por outras de 16 e 29 megapixels dentro do estádio.
   Este tipo de medida já foi utilizado em estádios da Europa e em competições como a Champions League e a Liga Europa.
   É fato que, se todos aplicassem o principio bíblico de Marcos 12: 31, de amar ao próximo como a si mesmo, isso não aconteceria. O próximo é qualquer pessoa, incluindo torcedores de times adversários.
   Você já conhecia essa tecnologia israelita? O que acha de ela se usada no Brasil? 

((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...