Pesquise no blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Outras alternativas para adubação composta

   Talvez nenhum dos métodos precedentes se adapte a certas circunstâncias. Então, eis outro modo, especialmente adequado para os que vivem em cidade e que desejariam certificar-se de que não surjam os problemas relacionados com odores, moscas e ratos. Simplesmente enterre os restos de cozinha nos canteiros em que vai plantar no ano seguinte. O material pode ser colocado, não muito apertado, e coberto com uns vinte a vinte e três centímetros de solo. Deve-se dar o prazo de um ano inteiro antes de plantar, de modo a ter certeza de que a decomposição já tenha terminado.
   Pode-se aplicar o mesmo princípio a fim de restaurar a fertilidade do solo ao nível das raízes profundas, digamos, de árvores ou arbustos tais como o lilás. Neste caso, simplesmente cave um buraco fundo onde depositar o lixo. Pode usar seu próprio critério quanto ao tamanho e a profundidade.
    Pode-se fazer uma tampa ao nível do chão para tal buraco. De vez em quando, pode-se acrescentar ao buraco um pouco de cal agrícola e granito pulverizado para assegurar uma fertilização mais completa. Se começarem a surgir odores, podem ser controlados por se cobrir cada camada de lixo com alguns centímetros de terra, usando a terra removida do buraco. Quando o buraco estiver quase cheio, remova a tampa e termine de encher com terra até o nível do chão. Não demorará muito até que veja um notável melhoramento em seu arbusto ou árvore próximos.
   Não é evidente, então, que há muitos modos de se criar um suprimento de bom fertilizante orgânico? Quer viva numa cidade quer numa fazenda, quer seja amador quer experiente em jardinagem, há modos de certificar-se de que suas plantas e flores obtenham os nutrientes necessários a uma produção sadia.
Gostaria de poder suprir sua mesa de frutas e legumes extras a um custo grandemente reduzido? Gostaria de converter um quintal desenxabido num lindo gramado orlado de bonitos arbustos e coloridas flores, com uma luxuriante árvore frondosa aqui e ali? Então, poderia pensar em começar uma pilha de adubo composto. Não precisa jogar fora todo aquele lixo. Use-o para aumentar a fertilidade do solo.

Fontes:

* Texto: Revista Despertai de 22 de maio de 1970 pp. 22-23

* Imagem: Google
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...