Pesquise no blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Não jogue esse lixo fora!

   CONFRONTADO com os crescentes preços de alimentos do mercado de sua vizinhança, já desejou alguma vez poder cultivar em seu próprio quintal dos fundos as frutas e os legumes frescos de que sua família necessita? Ou já se emocionou de ver o belo arranjo de flores coloridas, a grama luxuriante e as plantas artísticas e desejou poder cultivá-las em seu próprio jardim?
   Talvez já tentou fazer algo nesse sentido, e, cheio de grandes esperanças, começou a cavar, plantar, cavoucar o terreno e regá-lo com disposição. Daí — que desapontamento! As poucas plantas que brotaram eram mirradas e dispersas.
   Tais experiências desencorajaram muitos que gostariam de ser jardineiros. Mas, mesmo que for alguém que tenha sucesso moderado em jardinagem, talvez ache que poderia obter ainda mais sucesso. Talvez ache que não tem feito progresso. Seus empenhos, ano após ano, trouxeram pouca melhora.
   Uma solução para tais problemas é simples, barata e está às mãos. O segredo está em utilizar muitas coisas que provavelmente joga fora como inúteis — lixo de sua cozinha, grama aparada de seu gramado, aparas da cerca viva, sementes, folhas. Todas essas coisas são acessórios para o jardim, que podem trazer-lhe ricas recompensas. Transformados devidamente num composto, tais materiais podem ser convertidos em rico fertilizante que coloque em seu solo todos os elementos de que suas plantas necessitem para tornar-se saudáveis, produtivas e belas.
    Assim, enquanto a pessoa tiver pequeno terreno disponível, vale a pena parar — quando chega a hora de desfazer-se do lixo — e perguntar: Poderia parte deste material ser usada como fertilizante? A maior parte de nosso lixo pode-se tornar fertilizante por meio do processo conhecido como "adubação composta".

Fontes:

* Texto: Revista Despertai de 22 de maio de 1970 pp. 20-21

* Imagem: Google
((•)) Ouça este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...