Desde seu lançamento, o Kinect, da Microsoft, tem encontrado diversas formas para divertir os usuários não só no universo dos videogames, mas também em pagamentos bancários, apresentações de slide e outras funcionalidades. E mais uma vem por aí!
A empresa japonesa NSK construiu um robô que tem o objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual. Os futuros cães-guia robóticos para cegos são controlados pelo Kinect, e vão avaliar e compreender a segurança do ambiente percorrido pelo seus donos - os humanos.
O último protótipo criado já está em atividade na Universidade de Eletro-Comunicações (Japão), mas o projeto existe há seis anos. Esta é a terceira e mais avançada versão de testes do robô.
O cão-guia robótico é ativado quando o condutor pressiona uma alça acoplada à maquina. Assim, ele sabe que o usuário está pronto para começar a caminhada. Em seguida, por meio de uma voz feminina computadorizada, o quadrúpede avisa ao indivíduo os detalhes do local a ser percorrido, como também reagir a comandos a fim de evitar impactos. Além disso, o robô pode caminhar por superfícies planas, subir e descer escadas e ultrapassar eventuais obstáculos.
As patas do cão-guia se movimentam de forma semelhante a um cão de verdade, foram equipadas com sensores que evitam caminhos com buracos e possibilidades de fortes quedas.
De acordo com a NSK, serão incluídos novos recursos aos futuros robôs, entre eles, comandos de voz e um navegador GPS. O projeto, porém, ainda está em fase inicial de testes, e o lançamento comercial do cão-guia eletrônico deve ocorrer após 2020.
Fonte: www.olhardigital.com.br
((•)) Ouça este artigo