A convivência entre crianças e animais de estimação apresenta muitos benefícios. Já é fato registrado que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros da família e que o despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a autoestima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento, na comunicação não verbal, na compaixão e empatia. A criança que convive com bichos de estimação costuma apresentar, entre outras, as seguintes características:
* Sensibilidade: é mais afetiva e sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações.
* Generosidade: aprende a repartir suas coisas e é solidária.
* Compreensão: demonstra maior entendimento dos acontecimentos e desenvolve um olhar crítico e de observação.
* Autonomia e Senso de Responsabilidade: seja com o animal, o próximo, a natureza ou problemas sociais.
* Sociabilidade: relaciona-se facilmente com as pessoas; é cordial e justa, e sabe o valor do respeito.
* Equilíbrio e Saúde: desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com as frustrações e libertar-se de egocentrismo.
Enfim, a amizade que nasce entre o animal de estimação e a criança é sempre muito positiva, e conforme a sua idade, é importante que os pais atribuam a ela algumas responsabilidades, como dar comida, remédios ou pentear os pelos. Observando o comportamento dos pais, as crianças aprendem a serem donos responsáveis.
((•)) Ouça este artigo