Há muitas maneiras em que podem ser preparados. Em vez de sempre servi-los cozidos, fritos ou mexidos, para variar pode consultar livros de culinária que apresentam muitas formas interessantes de prepará-los. Por exemplo, ovos cozidos poderiam ser servidos com um molho cremoso feito de farinha, leite e manteiga. Cortam-se em pedacinhos as claras e misturam-se estas no molho e daí derrama-se o molho em torradas. Ralam-se em cima disso as gemas amarelas. Tal prato de ovos é atraente e saboroso.
Para uma omelete, adicione coisas como um punhado de pedacinhos de presunto ou um pouco de queijo fresco ou geléia antes de enrolá-la. Poderia ser colocada num pãozinho torrado.
Ovos escaldados são fáceis de se preparar, e há vários modos em que podem ser servidos. Um é servi-los em torradas. Outro modo é usar metade de um sonho tostado, tipo inglês. Coloque uma fatia redonda de presunto sobre o sonho e a seguir o ovo mexido em cima disso. Derrame em volta, molho hollandaise (feito de gemas de ovo, manteiga e suco de limão, e servido quente).
Para evitar que ovos cozidos rachem, aqueça eles à temperatura ambiente antes de jogá-los dentro d’água. Ao invés de cozinhar ovos em alta temperatura, o que costuma endurecer as claras e desfazer as gemas, tente cozinhá-los numa temperatura mais baixa. Use 80° C. por um período de tempo mais longo. Isto permitirá que se cozinhem melhor.
Ao comprar ovos não precisa se preocupar com a cor. Nem a cor nem o tamanho afetam sua qualidade ou valor alimentício.
Os ovos de galinha são os que mais populares, mas há outros ovos que algumas pessoas apreciam. Ovos de pata, por exemplo, são populares em certos países. Em certas partes do mundo, ovos de tarambola são considerados refeição nobre. Os ovos de muitas outras aves são também usados como alimento em vários lugares. Mas, para o café, é bem provável que prefira ovos de galinha.
Se decidir acrescentar mais proteína ao seu café da manhã, talvez deseje experimentar ovos, se não forem muito caros onde vive. Os que realmente os comem no café acham que estes lhes dão algo substancial com que aguentar até a próxima refeição.
Texto baseado na Revista Despertai! de 22 de maio de 1970 pp. 23-24
*Imagens: Google
((•)) Ouça este artigo