De tudo um pouco, de um jeito diferente. Saiba mais sobre diversos assuntos, como: Bíblia, Família, Curiosidades, Meio Ambiente, Tecnologia e muito mais... Seja bem-vindo e sinta o blog como um espaço seu. Suas sugestões e comentários respeitosos são apreciados. Aqui no Salada de Frutas é assim, sua participação é muito importante. Obrigado pela visita!
Pesquise no blog
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Capa - Nebulosa
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Capa - Aurora Boreal
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Como melhorar a voz
QUANDO fala, os outros lhe ouvem? Obtêm a impressão correta de você? Se não, talvez isso seja devido à sua voz. Uma boa voz é sonora e forte, sugerindo energia. É uma voz que instila confiança e crédito. Detém a atenção. Uma voz ruim detrai o que é dito. Pode dar uma impressão errada.
Sua voz é influenciada por sua personalidade. Quando as pessoas o ouvem falar, tiram conclusões quanto à espécie de pessoa que é. Em certos casos, as conclusões talvez signifiquem a diferença entre conseguir um emprego e não o conseguir. Mas, o que a voz duma pessoa talvez pareça revelar sobre sua personalidade talvez não seja verdadeiro.
No passado, talvez tenha tido características ruins que influíram na qualidade de sua voz. Visto que a produção da voz é um hábito mecânico, essa determinada qualidade de voz talvez tenha continuado, mesmo que você tenha mudado sua personalidade.
Ouça a si Mesmo Quando Fala
Embora ouça a si mesmo quando fala todo dia, não ouve a si mesmo igual aos outros. As vibrações de sua voz em seu corpo fazem com que você escute sua voz de um jeito. Mas as outras pessoas ouvem apenas o som que lhes chega pelo ar, por isso, ouvem sua voz de outro jeito. Prova disso é a nossa surpresa quando ouvimos nossa própria voz em uma gravação.
Assim, para ouvir a si mesmo como os outros realmente o ouvem, grave sua voz em situações que incluam palestra, leitura em voz alta e um discurso público, se tiver oportunidade de proferir um. Veja se a voz que ouve reflete a personalidade que você acha que tem. Note se é agradável e fácil de ouvir. É suficientemente alta, ou alta demais? São claros os tons e as palavras? É suficientemente amplo o diapasão? Parece artificial? É uma voz que gostaria de ouvir? Depois de ouvi-la, poderá determinar melhor em que deve empenhar-se em melhorar.
O Que Influi na Qualidade da Voz?
Quando você fala, você envia ar de seus pulmões para sua caixa de voz, chamada laringe, onde há duas dobras de tecido muscular, chamadas de cordas vocais. Estas se põem em vibração pelo ar que passa por elas. Seu tom muda, à medida que os músculos as apertam ou soltam, assim como o tom duma corda de violino muda quando é apertada ou afrouxada. Quando se acham amplamente separadas, permitem o respirar tranqüilo comum. Mas, quando são ajuntadas, consegue produzir os sons que usa ao falar.
O som de suas cordas vocais atravessa o ar em sua garganta até a boca e fossas nasais. Estas ajudam a ampliar o som que provém de suas cordas vocais, assim como os tubos progressivamente ampliados de muitos instrumentos de sopro o fazem. As fossas nasais são também ressonadores e constituem importantes fatores na qualidade da voz. Podem ser modificadas pela contração e descontração muscular, tornando-as grandes ou pequenas e de várias formas, segundo o que faz com seus maxilares e lábios. O resultado é a mudança na qualidade do tom.
Estas fossas ressonantes de sua cabeça e garganta talvez possam ser comparadas à caixa de um violino. Os sons produzidos pelas cordas vibrantes são reforçadas pela caixa oca ou corpo sob as cordas e se tornam facilmente ouvidas até mesmo à distância. A forma e o tamanho daquela caixa influem no tom. Assim, o violino tem diferente tom que a viola e o violoncelo. Suas fossas ressonantes são tão importantes para os sons provenientes de suas cordas vocais como as caixas destes instrumentos o são para os sons que provêm de suas cordas.
A forma em que usa seus lábios, sua boca, garganta e fôlego influi na qualidade de sua voz. Se não abrir a boca, mas falar através de dentes cerrados e lábios apertados, não poderá obter boa ressonância e uma voz agradável. Este hábito também torna difícil que seja entendido. Por abrir a boca, poderá tornar-se mais audível, com menos esforço, e poderá produzir tons claros e cheios.
Controle da Respiração
Melhorar a qualidade da voz começa com a respiração. Para se obter tons firmes e suaves de volume adequado, é necessário um suprimento bom e constante de ar, com bom controle. Consegue-se isto mediante a respiração diafragmática, sendo o diafragma um músculo sob os pulmões, ao invés de pela parte superior estreita dos pulmões, como tantas pessoas fazem. Com freqüência se lembra aos cantores que façam isso por lhes dizer que ‘sustentem seus tons contra seu cinto’. Por meio da respiração diafragmática, enche os pulmões até em suas partes inferiores. Quando se faz isto, pode sentir a pressão de seu cinto ou de outra roupa sobre o abdômen.
Dispondo de boa reserva de ar e controlando seu uso com seu diafragma, ao invés de com os músculos da garganta, pode dar à sua voz o apoio adequado, sem esforço. As pessoas que não aprenderam a descontrair os músculos da garganta e a desenvolver o hábito da respiração diafragmática, forçam tanto seus músculos da voz que não raro se tornam roucas depois de falar por algum tempo. Isto se dá em especial se tentam fazer com que sua voz predomine sobre um ruído exterior.
O orador ou cantor treinado pode usar sua voz durante horas sem tensão, porque mantém descontraídos os músculos de sua garganta. Obtém a força que deseja por depender da coluna forte de ar resultante de usar seu poderoso diafragma. Por fazer isto, um cantor de ópera pode cantar intermitentemente durante duas ou três horas com volume suficiente para encher um auditório e sem ficar rouco.
Como Melhorar Sua Voz
Aprender a controlar a respiração é a primeira coisa a fazer. Faça um esforço consciente de evitar expandir a parte superior de seu tórax quando inala para falar ou cantar. Faça com que a parte inferior dos pulmões se expanda. Encolha o abdômen para apoiar o diafragma. Então, controle a saída de ar por gradualmente permitir que seus pulmões expirem com bom apoio diafragmático, mantido pelos músculos abdominais. Ao mesmo tempo, mantenha descontraídos seus músculos da garganta. Isto pode ser praticado por se contar tanto quanto possível, sem esforço, num único fôlego. Ler em voz alta também é boa prática.
A ressonância pode ser melhorada por senti-la em sua cabeça. Isto pode ser feito por se exagerar os tons vibrantes e os prolongar. Sussurrar e ecoar as letras “m” e “n” ajudarão a melhorar sua ressonância. Misture tais letras com vogais e as sussurre. Sustente o som de “n” e “m” por duas vezes mais tempo do que o comum, ao praticar.
Para que as palavras que profere possam sair cheias e distintas, precisa de boa articulação. Isto exige o livre movimento dos lábios, língua e maxilares, pois moldam os sons. Se tiver o hábito de falar com os lábios e maxilares apertados, precisará fazer exercícios que os tornem mais flexíveis. Pela prática, também poderá melhorar sua articulação, de modo que suas palavras saiam distintas. Talvez precise empenhar-se nisso pacientemente por muitos meses. Um bom exercício é ler em voz alta. Ao fazê-lo, pronuncie cada palavra corretamente e destaque com cuidado cada som. Mas, tenha cuidado de não exagerar e ficar acostumado com esse jeito de falar.Isso é só um exercício que deve ser praticado com moderação.
Suponhamos que tenha o problema de habitualmente falar com sua voz num diapasão muito alto. O que pode fazer para evitar isto? Um diapasão alto é devido à tensão dos músculos que controlam as dobras ou cordas vocais. Apertam as dobras e assim elevam o diapasão da voz. Por descontrair os músculos dos maxilares e da garganta, e por usar a respiração diafragmática, poderá desenvolver um tom mais agradável e levar o diapasão de sua voz a um âmbito mediano, que é o nível mais natural e que soa menos tenso. Daí, terá maior amplitude de inflexão.
Uma voz suave e tenra, com tons claros, é agradável de se ouvir, mas a voz não deve ser suave demais. Quando é, as pessoas talvez tenham dificuldades de ouvir o que lhes diz. Com o correto controle respiratório, a pessoa de voz suave pode controlar seu volume, mantendo-o adequado em todos os tipos de situações.
Por outro lado, algumas pessoas têm vozes que sempre são bombásticas. Tais vozes são inapropriadas para ambientes tranqüilos e podem irritar outras pessoas. Isto se dá em especial quando se ouve a tais pessoas no telefone. Às vezes é necessário manter o fone a diversos centímetros de distância do ouvido da pessoa, porque a voz do outro lado é inconsideravelmente alta. Aprender a variar o volume de sua voz para ajustar-se às circunstâncias é um dos fatores que contribuem para a boa voz.
Se uma pessoa com voz perpetuamente alta ouvir a si mesma num gravador e ouvir como soa perante os outros, isso a ajudará a ver a necessidade de reduzir seu volume. Tudo que é necessário para melhorar tal voz, no que diz respeito ao volume, é um pouco de esforço consciente para falar mais suavemente.
Temperamento e Atitudes
O que se reflete em particular em sua voz, que leva as pessoas a tirar conclusões sobre sua pessoa, são o seu temperamento emocional e suas atitudes. Pode avaliar isso quando pensa nas várias pessoas de sua vizinhança. Suas emoções colorem suas vozes.
A mulher de temperamento estourado, por exemplo, talvez tenha voz áspera e irada quando está emocionalmente perturbada. Outra pessoa talvez revele sua opinião sobre alguém por falar com voz cheia de sarcasmo. Outra pessoa talvez transpareça sua mesquinhez pela sua voz, como o veneno duma cobra. Por outro lado, a pessoa feliz talvez mostre isso pelo brilho de sua voz, e alguém enamorado talvez mostre isso por um tom sonhador.
Uma atitude crônica de queixa talvez seja refletida na voz por uma lamúria. A pessoa com indiferença egoísta para com os outros talvez tenha na voz um toque de dureza. A pessoa condolente talvez revele esta atitude por uma voz calorosa e compreensiva. Assim, há muitas emoções e atitudes que uma voz pode refletir. Estas não podem ser melhoradas por exercícios vocais, mas exigem a mudança de personalidade. Por aplicar o edificante conselho espiritual da Palavra de Deus, tal mudança é possível. — Bíblia em Colossenses capítulo 3, versículos do 5 ao 10.
Texto baseado na Revista Despertai! de 22 de junho de 1971 p. 17-20.
((•)) Ouça este artigo
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Capa - Bob Esponja
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Tirinha - Corra atrás dos seus sonhos
Capa - Pássaro azul e preto
sábado, 9 de junho de 2012
Capa - Cachorro preto
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Capa - Cachorro fashion
Café - bebida favorita de milhões
NÃO deve ser engolido como água. Não é simplesmente para acompanhar a comida. Não, o café é uma bebida para ser saboreada. Para ser usufruída, tem de passar aos poucos pelos corpúsculos gustativos. Pde ser bebido a qualquer hora. Isso é o que dizem os amantes do café. Já tomou o seu hoje?
O café trilhou um grande caminho em pouco tempo. Como bebida, sua história começa a uns 700 anos atrás, tendo apenas a metade do tempo de seu competidor, o chá. Mas, como foi que o café começou?
Segundo a lenda, alguns pastores na Etiópia notaram que as ovelhas e os cabritos permaneciam despertos à noite depois de comerem folhas de certa árvore. Os pastores provaram as folhas e frutos e, por fim, fizeram um tipo de bebida à base delas que teve efeito estimulante.
Os mercadores e viajantes da Arábia levaram com eles da Etiópia algumas plantas e, estas cresceram bem em seu novo ambiente. Deveras, é desta emigração para a Arábia que a planta obtém seu nome científico, Coffea arabica. Por cerca de duzentos anos, o café continuou a ser um segredo intimamente guardado dos árabes. Por fim, outros chegaram a saber da planta, e, perto do fim do século dezessete, os holandeses já a cultivavam em Java — mais tarde também Suriname, na costa setentrional da América do Sul.
Hoje o café é uma bebida popular, mas não foi sempre assim. Bases morais e religiosas foram usadas em oposição a seu uso. Os muçulmanos estavam divididos em suas opiniões quanto a se era religiosamente correto usar esta bebida estimulante. Em 1674, um grupo de mulheres inglêsas formulou uma petição ao governo para que proibisse o uso duma bebida que, segundo disseram, tendia a degenerar os homens de família. Todavia, sua popularidade continuou a crescer progressivamente até que obteve a reputação de ser uma das bebidas quentes favoritas em de quase todo país de clima temperado ou frio.
Para atingir seu auge, o café teve primeiro de encontrar um clima melhor adaptado ao seu cultivo — quente e úmido, com outros requisitos essenciais tais como solo rico e arenoso em áreas elevadas e de temperatura contínua entre 15, 6 - 32, 2° C. Como já comentado, os holandeses o introduziram na América do Sul e eles, como os árabes antes deles, esforçaram-se de manter o café como segredo nacional.
Foi somente em 1727 que um Oficial do Exército, Francisco de Melo Palhêta transportou secretamente as primeiras plantas de café da Guiana Francesa para o Brasil. Pouco compreendiam ele ou outros que grandes resultados aconteceriam desse ato. O Brasil é o principal exportador mundial.
A colheita brasileira por árvore é surpreendente. A produção média anual de um cafeeiro brasileiro é cerca de 3 vezes mais do que de cafeeiros de outros países . Por que a diferença? É porque as árvores brasileiras podem produzir duas ou três safras por ano.
Em geral, os cafeeiros começam a dar fruto quando têm 3 anos e continuam produzindo ano após ano por até cinqüenta anos.
As bagas são como pequenas azeitonas verdes de início. Mais tarde, transformam-se em vermelhas e, quando maduras, adquirem a cor vermelho escura, com superfície lisa e lustrosa. No estágio em que o fruto é vermelho, o espaço entre a semente e sua casca contém doce néctar que é verdadeiro deleite para o paladar.
As bagas devem ser colhidas na época correta. Se não estiverem bem maduras, não terão sabor; se maduras demais, caem ao chão e se estragam. Uma vez começada a colheita de café, os trabalhadores empenham-se nela desde a manhã cedo até tarde da noite. Há boa razão para isto, visto que súbita chuva poderia estragar a colheita.
Daí, as bagas são ensacadas e levadas às secadoras ou espalhadas à mão por áreas planas para secarem ao sol. Se o tempo fôr apropriado, de três a dez dias é tempo suficiente para completar a secagem. Quando já é possível romper as bagas à mão, é hora de serem colocadas numa máquina que retira as polpas.
Por causa de sua capacidade de estimular, o café é não raro proscrito como bebida para os que sofrem de doenças cardíacas ou para as pessoas de temperamento muito nervoso (uma pessoa assim, que passa a tomar café como calmante, geralmente vicia nele, e o café passa a ter efeito contrário deixando a pessoa mais nervosa, estressada e ansiosa). Mas, até mesmo entre os de saúde normal deve haver consciência de que há a tendência de habituar-se a beber café. Alguns acham mais saudável beber café descafeinizado (certo estudo, diz que se um homem beber café antes de ter uma relação sexual, seus espermatozoides ficam mais agitados e é mais provável que a mulher engravide, assim se você não deseja ter filhos, talvez seja mais seguro não ter relações sexuais após beber café, ou beber café descafeinado — observação: alguns médicos acreditam nisso outros não).
Se gosta de beber café, talvez ache vantagem comprar café torrado em grão, ao invés de café em pó embalado. Quando possível, é melhor pedir que moam os grãos de café em sua presença. Desta forma, pode estar seguro de obter café mais fresco e haverá menos probabilidade de ser tapeado pela mistura de outros ingredientes junto com o café — ingredientes tais como areia, milho, feijão, amendoim, ou sangue, para se mencionar apenas alguns.
Uma prova simples da pureza do café em pó é lançar uma pitada de café em pó sobre uma chícara de água. Se o café for puro, o pó flutuará, visto que absorve água mui vagarosamente. Se o café contiver matéria estranha, o pó absorverá água rapidamente e mergulhará no fundo da xícara.
Se devidamente protegido, o café torrado se mantém por dez a vinte dias sem perder seu sabor. Mas, quando exposto ao ar, quer torrado quer não, perderá seu aroma, sabor e cor. A umidade lhe dará um cheiro de mofo. Por tais razões, deve-se manter o café num lugar seco e em embalagens bem fechadas.
O sabor atraente do café pode deleitar o paladar em várias formas diferentes. Por exemplo, o café gelado com açúcar e uma rodela de limão é bem revigorante. Nos meses quentes do ano, o café gelado e o sorvete de café são muito populares. Alguns também usam o café como ingrediente daquele delicioso petisco — o bolo de café. No entanto, a forma mais popular, favorita de milhões em todo o mundo, ainda é o café simples ou o café com leite.
Mas, os cientistas estão testando muitos outros usos do grão de café. Tem-se notado, por exemplo, que as cinzas de café constituem bom fertilizante. Também, desinfetantes e isolantes de paredes, pisos e tetos foram feitos de café. Pode-se produzir a glicerina do óleo de café, e o óleo do café pode ser usado em tintas, sabões e uma infinidade de outros produtos.
Assim, o grão de café está tendo usos e mais usos. Mas, sua popularidade, como é natural, é principalmente como bebida. Será que há qualquer dúvida de que o café é a bebida favorita de milhões?
((•)) Ouça este artigo
O café trilhou um grande caminho em pouco tempo. Como bebida, sua história começa a uns 700 anos atrás, tendo apenas a metade do tempo de seu competidor, o chá. Mas, como foi que o café começou?
Segundo a lenda, alguns pastores na Etiópia notaram que as ovelhas e os cabritos permaneciam despertos à noite depois de comerem folhas de certa árvore. Os pastores provaram as folhas e frutos e, por fim, fizeram um tipo de bebida à base delas que teve efeito estimulante.
Da direita para esquerda: cafeeiro com flores e cafeeiro com frutos |
Hoje o café é uma bebida popular, mas não foi sempre assim. Bases morais e religiosas foram usadas em oposição a seu uso. Os muçulmanos estavam divididos em suas opiniões quanto a se era religiosamente correto usar esta bebida estimulante. Em 1674, um grupo de mulheres inglêsas formulou uma petição ao governo para que proibisse o uso duma bebida que, segundo disseram, tendia a degenerar os homens de família. Todavia, sua popularidade continuou a crescer progressivamente até que obteve a reputação de ser uma das bebidas quentes favoritas em de quase todo país de clima temperado ou frio.
Conquistas do Café
Para atingir seu auge, o café teve primeiro de encontrar um clima melhor adaptado ao seu cultivo — quente e úmido, com outros requisitos essenciais tais como solo rico e arenoso em áreas elevadas e de temperatura contínua entre 15, 6 - 32, 2° C. Como já comentado, os holandeses o introduziram na América do Sul e eles, como os árabes antes deles, esforçaram-se de manter o café como segredo nacional.
Foi somente em 1727 que um Oficial do Exército, Francisco de Melo Palhêta transportou secretamente as primeiras plantas de café da Guiana Francesa para o Brasil. Pouco compreendiam ele ou outros que grandes resultados aconteceriam desse ato. O Brasil é o principal exportador mundial.
A colheita brasileira por árvore é surpreendente. A produção média anual de um cafeeiro brasileiro é cerca de 3 vezes mais do que de cafeeiros de outros países . Por que a diferença? É porque as árvores brasileiras podem produzir duas ou três safras por ano.
O Cafeeiro e Suas Bagas
Em geral, os cafeeiros começam a dar fruto quando têm 3 anos e continuam produzindo ano após ano por até cinqüenta anos.
As bagas são como pequenas azeitonas verdes de início. Mais tarde, transformam-se em vermelhas e, quando maduras, adquirem a cor vermelho escura, com superfície lisa e lustrosa. No estágio em que o fruto é vermelho, o espaço entre a semente e sua casca contém doce néctar que é verdadeiro deleite para o paladar.
Da direita para a esquerda: baga verde, baga vermelha e baga madura |
Daí, as bagas são ensacadas e levadas às secadoras ou espalhadas à mão por áreas planas para secarem ao sol. Se o tempo fôr apropriado, de três a dez dias é tempo suficiente para completar a secagem. Quando já é possível romper as bagas à mão, é hora de serem colocadas numa máquina que retira as polpas.
Alguns Conselhos Úteis
Se gosta de beber café, talvez ache vantagem comprar café torrado em grão, ao invés de café em pó embalado. Quando possível, é melhor pedir que moam os grãos de café em sua presença. Desta forma, pode estar seguro de obter café mais fresco e haverá menos probabilidade de ser tapeado pela mistura de outros ingredientes junto com o café — ingredientes tais como areia, milho, feijão, amendoim, ou sangue, para se mencionar apenas alguns.
Uma prova simples da pureza do café em pó é lançar uma pitada de café em pó sobre uma chícara de água. Se o café for puro, o pó flutuará, visto que absorve água mui vagarosamente. Se o café contiver matéria estranha, o pó absorverá água rapidamente e mergulhará no fundo da xícara.
Se devidamente protegido, o café torrado se mantém por dez a vinte dias sem perder seu sabor. Mas, quando exposto ao ar, quer torrado quer não, perderá seu aroma, sabor e cor. A umidade lhe dará um cheiro de mofo. Por tais razões, deve-se manter o café num lugar seco e em embalagens bem fechadas.
Muitos Usos do Café
O sabor atraente do café pode deleitar o paladar em várias formas diferentes. Por exemplo, o café gelado com açúcar e uma rodela de limão é bem revigorante. Nos meses quentes do ano, o café gelado e o sorvete de café são muito populares. Alguns também usam o café como ingrediente daquele delicioso petisco — o bolo de café. No entanto, a forma mais popular, favorita de milhões em todo o mundo, ainda é o café simples ou o café com leite.
Mas, os cientistas estão testando muitos outros usos do grão de café. Tem-se notado, por exemplo, que as cinzas de café constituem bom fertilizante. Também, desinfetantes e isolantes de paredes, pisos e tetos foram feitos de café. Pode-se produzir a glicerina do óleo de café, e o óleo do café pode ser usado em tintas, sabões e uma infinidade de outros produtos.
Assim, o grão de café está tendo usos e mais usos. Mas, sua popularidade, como é natural, é principalmente como bebida. Será que há qualquer dúvida de que o café é a bebida favorita de milhões?
segunda-feira, 4 de junho de 2012
domingo, 3 de junho de 2012
O Girassol
O girassol gira e gira
Gira que gira,
Mas de noite
Não de dia
O sol, com tanta luz,
Já não o seduz
Vive quieto
O dia inteiro
Muito triste
E cabreiro
O girassol
Da minha rua
Agora virou
Giralua
((•)) Ouça este artigo
Como escolher bem um par de sapatos
A compra de um novo par de sapatos pode afetar profundamente sua saúde e felicidade em geral. Calçados que não assentem bem podem causar grande dose de dor e desconforto, levando até a dores de cabeça, dores nas costas e cãibras nas pernas. Em grande grau, dolorosas doenças dos pés, tais como calosidades, problemas com unhas, deformidades dos artelhos e pés chatos podem ser evitados pela cuidadosa escolha do calçado.
A pessoa talvez ande mais de 120.000 quilômetros em sua vida toda. Por que não andar tais quilômetros com conforto?
((•)) Ouça este artigo
A pessoa talvez ande mais de 120.000 quilômetros em sua vida toda. Por que não andar tais quilômetros com conforto?
Não Sacrifique o Conforto Pelo Estilo
A carta Plain Dealer de Cleveland, sob o título “O Preço do Estilo, A Moça Pagou Demais — a Perda de Dois Dedos”, diz que uma moça queria seguir a moda, que eram os sapatos de bico fino e salto bem alto. Mesmo sendo desconfortáveis ela insistiu em usar, pensando que esse era o preço do estilo. Ficou muito abalada quando foi a um médico por causa das dores nos pés, e ele disse que teria de amputar dois dedos do pé.
Assim, ao comprar sapatos, não sacrifique o conforto pelo estilo. Escolha sapatos apropriados para cumprirem seu objetivo que é andar, trabalhar, ocasiões comuns, ocasiões especiais, ou uso constante.
Como fazer uma boa escolha de calçados
Os pés tendem a inchar um pouco ao passar o dia, por isso é melhor comprar sapatos em fins da tarde. Lembre-se, também, de que o tempo quente fará com que os pés se expandam. Os tamanhos talvez variem com diferentes marcas de calçados. Geralmente um dos pés é um pouquinho maior do que o outro, por isso escolha um tamanho que se ajuste ao pé maior. Falando-se em geral, os saltos não devem ser mais altos do que uns quatro centímetros e devem prover boa base ampla para se pisar. Se não puder agitar os dedos até certo ponto, o sapato é pequeno de mais. O sapato deve ser confortável na hora da compra.
Depois de comprar um par de sapatos, poderá experimentá-los de novo em casa, mas ande apenas sobre um tapete. Se tiver dúvidas de que realmente se ajustem, talvez consiga trocar sua compra.
Sapatos de Criança
The World Book Encyclopedia indica: “Nas crianças de 2 a 6 anos de idade, os tamanhos de sapatos mudam a cada 4 a 8 semanas. De 6 a 10 anos, os tamanhos mudam a cada 2 ou 3 meses. As crianças de 12 a 15 anos devem ter os tamanhos de seus sapatos examinados a cada 4 meses. As crianças com mais de 15 anos devem ter seus tamanhos de sapatos examinados à cada 6 meses, até que seus pés estejam plenamente desenvolvidos.”
Usualmente não é boa diretriz passar os sapatos de um filho para o outro, pois os sapatos se moldam às características dos pés do usuário.
Busque Qualidade e Bom Acabamento
Em especial, quando os sapatos forem para adultos, a qualidade e o bom acabamento são importantes, porque deseja que durem. Examine cuidadosamente os sapatos que planeja comprar. Observe se há sinais de fabricação ruim ou descuidada. Na parte de cima, linha solta, costuras com pontas ásperas e grossura demasiada, furos ampliados da agulha e traços observáveis de colas são todas as coisas que se deve observar quando se compram sapatos. Também examine a costura da sola; se for irregular ou chegar até as extremidades, é sinal de péssimo acabamento.
É forrado o sapato? É bom que seja, para impedir o estiramento e a fricção e para absorver a transpiração.
Sapatos realmente duráveis usualmente custam mais. Não julgue a durabilidade dum sapato pela mera grossura da sola exterior. A durabilidade depende mais da qualidade do acabamento e do couro.
Cuidar dos Sapatos
É importante cuidar dos sapatos. Quando compra novo par de sapatos, é sábio engraxá-los com uma boa graxa antes de usá-los; isto protegerá seu acabamento. As primeiras vezes em que calçar novos sapatos, é bom assegurar-se de que as lingüetas e cordões estejam colocados direito e alisados. Daí, é provável que continuem assim enquanto durar o sapato, mas, se já de início ficarem contorcidos, talvez permaneçam dessa forma. É bom soltar os cordões quando os tira. Isto impede que os pontos rebentem e que o calcanhar se estrague.
Se tiver mais de um par de sapatos, pode prolongar consideravelmente sua vida por calçar um par um dia e diferente par no outro dia. O arejamento entre os usos ajuda a impedir a perspiração de apodrecer o couro.
De tempos a tempos, os sapatos devem ser limpos. Lave-os com um pano úmido, com esponja ou escova, usando preferivelmente sabão para couros. Isto remove a matéria estranha encrustada e permite que a graxa seja aplicada mais livremente. Não negligencie a ponta da sola e do calcanhar nesse processo de limpeza. Uma rápida esfregadela com um pano aquece o couro, tornando-o mais receptivo à graxa.
Aplique moderada quantidade de graxa e espalhe-a bem com um aplicador. Uma esponja de pó serve bem de aplicador e pode não raro ser guardada numa latinha de graxa. Esfregue o sapato rapidamente com um pano de polir. Isto impregna a graxa no couro, produzindo um acabamento seco e duro e não deixando excesso de graxa. O brilho durará algum tempo e pode ser renovado com rápidas escovadas. Para manter a sua boa aparência, repita este processo quando necessário, talvez uma vez por semana se os sapatos forem usados com freqüência.
Não deixe de mandar substituir os saltos e as solas quando necessário. Além de parecerem desleixados, os saltos gastos e os sapatos fora de forma provocam tensão nos pés.
Os sapatos que calça definitivamente impactam sua saúde e seu usufruto da vida, para o bem ou para o mal. Escolha cuidadosamente seus calçados, evitando os excessos da moda, lembrando presente da necessidade de conforto, durabilidade e uma aparência agradável.
Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de junho de 1971 p. 16-19
Imagens: Google
Texto baseado na Revista Despertai! de 8 de junho de 1971 p. 16-19
Imagens: Google
Marcadores:
Curiosidades,
Família,
Outros,
Postagens de ajuda,
Saúde